Acidente grave, anormal e grotesco com trabalhador



Acidente grave, anormal e grotesco com trabalhador

Equipamento de caminhonete se solta na base e provoca queda

No último sábado, 17, um acidente grave, grotesco e que colocou a vida do trabalhador em risco, vitimou um eletricitário na cidade de Conselheiro Lafaiete, na região de Mantiqueira. Enquanto realizavam uma manobra de manutenção de ramal na cidade, dois trabalhadores – um deles na caçamba da caminhonete Iveco, realizando serviço no poste, na altura – viram a estrutura hidráulica que suspendia um dos eletricistas simplesmente se partir, provocando a queda do eletricitário.

O braço hidráulico que suspendia o eletricitário se rompeu pela base da caminhonete. O trabalhador e a estrutura despencaram e só não terminaram no chão porque a parede de uma casa impediu queda maior. Por milagre, o eletricista e nem o seu companheiro de equipe sofreram lesões graves.

Segurança?

A direção do Sindieletro na Regional Mantiqueira tomou conhecimento do acidente e procurou os trabalhadores da localidade e a empresa. Os dados para efetuação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) já foram recolhido. A Regional Mantiqueira questiona que a Cemig não comunicou o acidente ao Sindieletro anunciando a formação de uma comissão de apuração.

Também durante conversa com os eletricitários da região, um diretor do Sindicato destacou que os trabalhadores estão apreensivos e receosos de voltar a atuar em veículos do mesmo tipo, com medo do risco de acidente.

Para o Sindieletro, um evento como este escancara as condições de trabalho atuais na Cemig e merece ser acompanhado de perto. A estrutura principal de uma caminhonete desse tipo, que eleva o trabalhador a quatro, cinco metros de altura e sobre cabos energizados, não pode simplesmente se soltar. Não é normal e é extremamente inseguro para as equipes.

O Sindieletro cobra da Cemig uma apuração rigorosa do acidente. Caso as condições de atuação e trabalho das caminhonetes Iveco com caçambas não sejam adequadas, pode ser necessário, inclusive, a suspensão da utilização dos veículos até que seja garantida a segurança dos trabalhadores. O Sindieletro apurou que pelo menos isso a empresa já fez, ou seja, suspendeu o uso de caminhonetes Iveco com caçambas.

item-0
item-1
item-2
item-3