Acidente de trabalho envolvendo trabalhadores a serviço da Cemig no Maranhão

Na quarta-feira, dia 24, aconteceu mais um acidente envolvendo trabalhadores a serviço da Cemig. Uma Equipe Pesada C5, da empreiteira Eletromecânica do Maranhão, com contrato na Gerência da Cemig na região Oeste (EM/OE) seguia a trabalho com deslocamento de Bom Despacho para Maravilhas, na BR 262, quando houve um acidente. O caminhão se descontrolou e desceu uma ribanceira.

A descida pela ribanceira foi tão violenta que deixou o veículo muito danificado (veja fotos). Um dos trabalhadores teve escoriações leves.

A gestão da Cemig informou que iniciou as apurações. O Sindieletro, como sempre ocorre em acidentes, sejam com quadro próprio ou terceirizado, solicita a participação na análise de acidentes. A gestão não aceita a nossa participação formal na análise de acidentes com terceirizados, mas acompanhamos e ficamos atentos aos resultados.

Lembramos que o nosso ACT 2023 está em dissídio coletivo e um dos motivos do impasse foi que a gestão da Cemig se recusou a negociar uma política de saúde e segurança a partir de proposta dos trabalhadores e trabalhadoras. É a categoria que melhor conhece as ações para preservar vidas, mas a gestão mantém a postura de não reconhecer esse saber dos trabalhadores.

Para o Sindieletro, é o projeto privatista da gestão Zema na Cemig que coloca os trabalhadores em risco. Defendemos que a organização do trabalho na Cemig seja revista, com a contribuição fundamental da categoria eletricitária.