Acidente de trabalho: 5 trabalhadores estão na UTI após vazamento de gás na Usiminas

Seguem hospitalizados, na manhã desta quarta-feira (7), 15 trabalhadores afetados pelo vazamento de gás ocorrido na siderúrgica Usiminas na noite de terça-feira (6), em Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais. Das vítimas, cinco estão sob "cuidado intensivo" no Hospital Márcio Cunha, na cidade, enquanto outros dez estão em observação, de acordo com nota divulgada pela empresa.

O acidente foi registrado por volta das 20h30, ainda conforme a Usiminas, sendo que os empregados teriam sido "prontamente atendidos". "A empresa está prestando toda a assistência necessária aos empregados e a situação operacional na Usina já se encontra controlada. As causas do acidente estão sendo investigadas e tão logo seja possível, a empresa dará novos esclarecimentos", completou a nota.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver trabalhadores recebendo os primeiros atendimentos de socorristas.

Ainda na noite de terça, em outra nota, a empresa afirmou que os trabalhadores são terceirizados. À reportagem, o Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou não ter sido acionado para o local. A corporação também disse ter entrado em contato com a segurança da empresa, que informou que brigadistas isolaram a área e que a situação estava sob controle.

Fonte: O Tempo

Histórico: outro acidente grave e denúncia do Sindicato de insegurança

Não foi a primeira vez que houve acidente de trabalho na Usiminas com vazamento de gás. O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa) já vem denunciando há anos a falta de segurança para os trabalhadores e a população de Ipatinga. E cobrando soluções para preservar vidas. Em 2018 houve uma explosão e vazamento de gás tóxico na empresa que assustou e mobilizou metalúrgicos e sociedade ipatinguense.

Confira a matéria do Sindipa sobre o acidente da terça

URGENTE: USIMINAS NOVAMENTE ATACA A VIDA DOS TRABALHADORES

Vazamento de gás deixa vários trabalhadores hospitalizados.

O SINDIPA está buscando contato com os trabalhadores e exigindo da Usiminas o devido atendimento às vítimas e condições de fato seguras no trabalho.

Na noite de ontem (terça) mais um vazamento de gás no gasômetro da Usiminas em Ipatinga atingiu vários trabalhadores que tiveram que ser hospitalizados por conta da inalação de gás tóxico.

Em 2018, a implosão do gasômetro deixou mais de 30 trabalhadores feridos e o vazamento de ontem mostra novamente o descaso da Usiminas com a vida dos trabalhadores.

O Sindicato está desde ontem a noite exigindo informações da direção da empresa que segue fugindo, estamos buscando contato com os trabalhadores que foram atingidos e, além de tomar as medidas exigindo as devidas condições seguras de trabalho, é na luta do conjunto dos trabalhadores efetivos na usina e nas empresas terceirizadas que garantiremos proteção às nossas vidas.