Foi uma ação rápida e com resultado positivo para os trabalhadores. O Sindieletro se reuniu na semana passada com o gerente da SM/MP (Serviços de Campo da Região Metropolitana), Humberto Donizete de Faria, para tratar da proposta vinda de cima para baixo de mudar a escala de revezamento do Plantão no São Gabriel e no Anel Rodoviário. O Sindicato cobrou o cancelamento da proposta e debate imediato para se construir no coletivo a melhor saída para os trabalhadores.
Felizmente, o gerente abriu-se para o diálogo e aceitou cancelar a escala sugerida. Também aceitou a nossa proposta de se criar uma comissão de trabalhadores do plantão, com a participação do Sindieletro, para discutir o assunto e decidir o que for melhor para os eletricistas.
A Gerência havia proposto alterar a escala de 5x3, 5x3 e 5x4 (a cada cinco dias trabalhados, descanso de três e quatro dias) para a escala 3x3, 3x1 e 4x1. O Sindieletro denunciou que com essa escala os eletricistas vão trabalhar 22 dias a mais no ano, de graça e com mais risco à saúde e segurança dos trabalhadores.
Próximo passo
Na próxima semana, o Sindieletro vai nas bases debater com os eletricistas de plantão a melhor solução e marcar nova reunião com o gerente da SM/MP, para levar todas as expectativas e proposta dos trabalhadores.