A voz do trabalhador: Cemig Saúde e a desastrosa gestão Zema!!!

Éramos Felizes!!!

A Cemig foi criada em 22 de maio de 1952. Portanto, há 71 anos! Fui admitido em dezembro de 1975, sendo recebido com muita alegria por todos/as colegas de trabalho, inclusive gerentes, dizendo: “Seja bem-vindo à Família Cemiguiana”.

Era assim que éramos tratados. Em todos os discursos de diretores e chefias que nos visitavam, sempre era dito: “O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO SÃO NOSSOS TRABALHADORES/AS”.

Pois é! Passaram os anos e esses discursos foram “desaparecendo”; já não éramos mais considerados da mesma forma.
Após 1980, com lutas e avanços, fomos conquistando melhorias e, a partir daí, os diretores/gerentes iniciaram a implantação do Projeto de Terceirizações, entregando muitas atividades às empreiteiras, que precarizam o trabalho e escravizam os trabalhadores/as, causando acidentes de trabalho com sequelas e mortes.

Colocaram (e continuam colocando) em prática as perseguições/ameaças orquestradas pelos seus gerentes para que os trabalhadores/as não participem das atividades dos Sindicatos e/ou qualquer outra entidade que defende os direitos. Mas não adiantou, pois os trabalhadores/as estavam unidos e aguerridos na defesa de seus direitos, sonhando com dias melhores.
Uma das maiores conquistas, sem sombra de dúvidas, foi o PROSAÚDE INTEGRADO DA CEMIG – PSI- , em 29 de março de 2010, com o objetivo de dar Assistência Suplementar à Saúde, especialmente por meio da Operação de Planos Privados de Assistência à Saúde e o desenvolvimento de ações de Promoção à Saúde que visem a Prevenção de Doenças, a Saúde Ocupacional e a Recuperação, Manutenção e Reabilitação da Saúde.

Mas, nos últimos anos estamos sofrendo, por intermédio de diretores e gerentes da Cemig, restrições e ataques para retirada de direitos adquiridos dos trabalhadores/as da Ativa e, principalmente, dos Aposentados/as e Pensionistas, que deram sua “vida” para o crescimento dessa empresa.

Como estão “perdendo” em todas as instâncias jurídicas, suas investidas transloucadas às suas pretensões sempre “renascem” em outras ações que, se não acabam com PSI, o desidrata e nos deixam sem a assistência prevista no Plano, o que é nosso direito.

Recentemente, recebi comunicação do Sindieletro/MG me dando conta de mais uma “travessura” da Diretoria do Cemig Saúde que, não tendo sucesso nas propostas danosas ao Plano em suas mudanças junto ao Conselho Deliberativo, aprovou PASMEM, Proposta de Alteração do Estatuto do Cemig Saúde que coloca em risco a autonomia do Conselho Deliberativo do Cemig Saúde e centraliza o Poder de Decisões referente à operadora, na Assembleia Geral, constituída EXCLUSIVAMENTE POR REPRESENTANTES DAS PATROCINADORAS e, ainda, IMPLEMENTAM O VOTO DE MINERVA DO PRESIDENTE para desempatar decisões no Conselho Deliberativo e, assim, evitar que as propostas com votação empatada sejam arquivadas. Hoje, o empate não permite o prosseguimento da proposta e ela é arquivada.

Portanto, Ativos, Aposentados e Pensionistas não terão, verdadeiramente, por intermédio de nossos representantes, nenhum poder de “barrar” propostas “esdrúxulas” apresentadas pelas patrocinadoras.

Temos que agir e reagir em todos os espaços possíveis para que seja dado “um basta” nestas ações tão prejudiciais ao nosso Plano de Saúde que este (des)governo do Zema vem tentando impor, retirando direitos dos que construíram e ainda sustentam esta empresa.
E temos que ficar atentos também às mudanças extremamente prejudiciais aos Beneficiários do Plano de Previdência Forluz, que é “outro foco” desse (des)governo.

Finalizando, quem era o “maior patrimônio” no passado, vira “fardo” na mente desse (des)governo e desses diretores/gerentes que esquecem que será um de nós no amanhã.

A Luta é árdua, mas não podemos esmorecer”

Saudações!!

Jurandir Ferreira. Ex-Diretor do SINDELT, hoje Regional Triângulo do Sindieletro e Conselheiro Deliberativo da Forluz no período de 14/10/1999 a 30/06/2001