A gestão Zema está destruindo a Cemig



A gestão Zema está destruindo a Cemig

Enquanto o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, discursa sobre o maior investimento de todos os tempos na Distribuição, Geração e Transmissão e outras áreas- cerca de 42 bilhões de reais -, a realidade no cotidiano dos processos de trabalho da empresa demonstra o contrário. Não substituem nem 500 metros de cabo isolado que não suporta mais o contingenciamento de energia elétrica.

Moradores do bairro Camargos, em Belo Horizonte, não aguentam mais os sucessivos apagões que ocorrem nas imediações da rua José Moreira Mota. De acordo com um morador, na última segunda-feira (26), trabalhadores da Cemig estiveram no local realizando manutenção até aproximadamente às 21:00, para restabelecer o sistema e garantir a disponibilidade da energia elétrica. Porém, no dia seguinte, pela manhã, a população local teve que acionar a estatal novamente, por conta de outra interrupção de energia elétrica no mesmo ponto.

Após a denúncia, o Sindieletro esteve no local e identificou que a rede isolada está deteriorada. Um diretor do Sindieletro observou várias emendas no cabeamento em um percurso de aproximadamente 500 metros.

O curto circuito, que não foi pequeno, aconteceu em uma rede que interliga um alimentador expresso, instalado na subestação Atalaia ao shopping Itaú. O shopping tem outra fonte de abastecimento de energia elétrica e teve a energia elétrica garantida, já os moradores do bairro Camargos…

O fogo chegou a atingir a base da haste da iluminação pública e o cabeamento das telefônicas que utilizam os postes da Cemig para sua sustentação. O material derretido com o fogo, gerado pelo curto circuito, ficou pingando na rua, próxima à entrada de um acesso que interliga à estação do metrô, na Cidade Industrial, colocando a população em risco.

Quando perguntamos aos trabalhadores sobre o ocorrido, eles relataram que não é o único alimentador expresso que tem gerado constrangimento aos grandes consumidores. Os alimentadores do aeroporto internacional de Confins, da locadora de veículos Localiza e do BH shopping também têm recorrentes interrupções, por conta da precariedade da rede. Alegam que os cabos estão remendados e que frequentemente são acionados para novas manutenções.

Não adianta enviar as equipes para fazer manutenção na rede que precisa ser trocada. Enquanto Zema e sua turma na Cemig continuarem praticando a política de gestão privada, deixando de investir em sua rede e ativos para maximizar lucros aos acionistas, a população vai amargar o dissabor das indisponibilidades de energia elétrica.

Estamos cobrando da gestão da Cemig providências sobre essa situação em específico e que apresente o plano de investimento de forma estratificada, uma vez que as indisponibilidades de energia elétrica que ocorrem em todo estado comprovam que os investimentos feitos são insuficientes para atender as demandas e garantir a disponibilidade perene de energia elétrica. Já para os acionistas, o lucro só cresce!

Cemig: esse “trem” é nosso!

VEJA MAIS FOTOS DA SITUAÇÃO DE EXTREMA PRECARIDADE E O CABEAMENTO DERRETIDO, COMO NA FOTO PRINCIPAL:

rede-da-cemig-com-cabos-derretendo.jpeg

rede-da-cemig-com-cabos-derretendo.1.jpeg

rede-da-cemig-com-cabos-derretendo.3.jpeg

rede-da-cemig-com-cabos-derretendo.4.jpeg

 

 

 

item-0
item-1
item-2
item-3