A concessão do título de cidadão honorário pela ALMG a Passanezi será um escárnio ao povo mineiro

O deputado Betão (PT) denunciou nas redes sociais que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu pedido para a concessão de título de cidadão honorário para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi. A confirmação do evento será uma traição ao povo mineiro.

Reynaldo Passanezi é indiciado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig por suspeitas de improbidade administrativa e contratação direta ilegal. Apesar do pedido de indiciamento por suspeita de peculato contra o presidente da Cemig ter sido negado, as denúncias comprovadas na CPI da Cemig são graves.

Contratação de coach por R$156 mil, em 17 de janeiro de 2021, e contratações de escritórios de advocacia e outras empresas sem passar por processo de licitação são algumas das denúncias investigadas. Como presidente da Cemig, Passanezi também é responsável pela precarização do atendimento à população, fruto do fechamento de agências em várias cidades de Minas Gerais dentre outras medidas, além da piora nas condições de trabalho. Nunca antes na história desta empresa, pelo menos desde a redemocratização, recebemos tantas denúncias de assédio, perseguição e pressão aos trabalhadores e trabalhadoras.

Reynaldo Passanezi não merece o título de cidadão honorário mineiro. Ele precisa responder pelos crimes cometidos à frente da presidência desta empresa, comprovados na investigação realizada por parlamentares na CPI. Se a ALMG acatar essa solicitação, será um ato de zombaria à população em benefício deste que está degradando a Cemig, patrimônio do autêntico povo mineiro.

Cemig: esse “trem” é nosso!