A Cemig de verdade: “sentimento”

A foto em destaque dessa semana não traz uma denúncia de irregularidade ou problema, mas uma preocupante constatação sobre a percepção da categoria eletricitária sobre a Cemig. A imagem foi feita na sede da empresa, em Belo Horizonte, e o trabalhador que fez o clique compara a cena aos campos de concentração nazistas do início do século passado.

Vigilância. Obediência. Verticalidade. Opressão? Respeitando as devidas proporções, a imagem, de fato, obriga-nos a refletir seriamente sobre o que leva um trabalhador a associar espaços tão distintos.
É necessário questionar, sobretudo, quais as condições de trabalho, convívio e relacionamento levam um eletricitário se lembrar de campos de concentração ao colocar os pés no prédio onde passa mais de oito horas por dia e de onde tira o seu sustento e da sua família. E fazer a pergunta: A Cemig vai bem? Os trabalhadores e trabalhadoras estão bem lá dentro?

O concurso continua: Envie sua foto para o WhatsApp (31) 98489.7112 ou para o e-mail: cinformacao@sindieletromg.org.br. Não se esqueça de informar a data, local e qual o problema mostrado. Utilize sempre o e-mail particular para enviar as imagens. O Sindieletro garante o anonimato da fonte.