A atuação permanente do beneficiário é fortalecimento para o plano de saúde



A atuação permanente do beneficiário é fortalecimento para o plano de saúde

PALAVRA DO DIRETOR

Por Edvaldo Pereira, Diretor de Relações com o Beneficiário (DRB) da Cemig Saúde, eleito pela categoria eletricitária 

A ideia de se preservar o plano de saúde vai muito além de muitas barreiras visíveis, dos possíveis e fortalecidos inimigos da classe trabalhadora, do caos social ora vivido na turbulência política que assolou o pais. As variantes negativas são muitas, e a atenção necessária dos beneficiários será primordial para uma sobrevivência coletiva, dos acessos permitidos ao público atual, sua permanência e da preservação da natureza de autogestão da Cemig Saúde.

Indiferente a outros fatores secundários, possuímos uma carteira (coletivo de beneficiários do plano) envelhecida, o que aumenta o risco de desequilíbrio para suportar os custos futuros, agravada por uma possibilidade de novos entrantes incerta, e uma realidade do mercado de saúde no Brasil e no mundo com tendências preocupantes, que precisam ser acompanhadas de forma responsável para que os diagnósticos não sejam equivocados.

Em termos práticos, falando de dentro de casa, já temos iniciativas tidas como remediantes, que fazem parte da rotina disposta pela Cemig Saúde, como os cuidados coordenados, a atenção primária e os atendimentos online, dentre outras inovações que o plano oferece. A pandemia da Covid 19 abreviou muitas das propostas de modernização, que se impuseram de forma mais intensa aos planos de saúde, naquele momento, como premissa obrigatória para continuarem ativos. E esse “limão” foi transformado em possibilidades, por aqueles que tiveram a sabedoria de encontrar a solução ideal para o problema evidente.

Neste momento, porém, os desafios consistem em vencer os impasses naturais aos ambientes de momentos incertos e em disputa. De vencer a desconfiança e separar o “joio do trigo”. O conhecimento será nosso principal aliado, no trabalho constante pela preservação do plano de saúde, que nos socorre nas demandas quotidianas, em um futuro imprevisível.

Imperioso se torna cada alternativa apontada propensa a trazer soluções, cada inovação proposta que nos conduza ao menor risco de inanição futura. Certos conceitos e ideias só vão prevalecer se participarmos e contribuirmos para uma solução que contemple a todos.

Construir uma relação em que o beneficiário use os recursos necessários sem desperdícios. Ter iniciativas que evitem o adoecimento e um acompanhamento permanente que considere seu ambiente de convívio e de prática de suas relações sociais são elementos indispensáveis, numa visão de cuidado com a saúde. Isto a Cemig Saúde já dispõe com propostas do Conexão Saúde, que visa esse enfoque na atenção primária do indivíduo. Exemplo de boas ideias que deram certo e produzem bons frutos já consolidados por outras experiências.

O advento do atendimento virtual tem uma proposta inovadora, em que, em determinados casos, venha a eliminar fatores outrora inviabilizadores da proposta de uma atenção à saúde. Com as distâncias, dificuldades com horários e até mesmo questões físicas limitadoras, podem encontrar um acalento na utilização do computador ou do celular, num ambiente mais cômodo, sem maiores esforços, para se ter a atenção devida e merecida. O programa de consultas online que se iniciou com uma proposta mais simples e já se envereda por questões mais específicas, é uma inovação que também propõe bons frutos para os beneficiários que se encontram por Minas e pelo Brasil afora.

O grande desafio do momento é vencermos a desconfiança e a velha resistência, comuns à maioria de nós, para acatar mudanças, inovações e práticas desconhecidas que nos propõem resultados iguais ou melhores àquilo a que estamos acostumados a receber. Isto não pode ser considerada uma anomalia social, mas deve ser tratado dentro da razoabilidade, com educação e conhecimento, sabendo diferenciar onde há a plausibilidade da razão ou apenas o vazio do preconceito. Importar com nosso plano de saúde é também aderir às medidas de fortalecimento de sua existência, é atribuir os sentimentos adequados às questões no seu espaço e momento.

O trabalho de forma coletiva e participativa ameniza a insegurança e fortalece os indivíduos do grupo, fomenta o compartilhamento dos conhecimentos e unifica os destinos. Essa ideia de solidariedade permitiu a longevidade e a robusteza do plano de saúde que nos trouxe até aqui.

 

item-0
item-1
item-2
item-3