5º dia de greve: crescem o apoio e as interlocuções

Nossa greve entra hoje no quinto dia fortalecida pelos apoios e solidariedade dos movimentos sociais, de sindicatos parceiros, da CUT Minas, CUT Brasil, outras centrais sindicais, de deputados estaduais e federais e vereadores de todo o Estado. A greve começou na segunda-feira (29 de novembro) com a ocupação da Sede da Cemig, prosseguindo com atos e passeatas durante a semana.

Na avaliação do coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, nosso movimento já é vitorioso, com a repercussão nacional e o apoio das lideranças e militantes sociais, políticas e sindicais de todo o Brasil, além de se tornar pauta da imprensa do país.

Emerson Andrada destaca que, "essa greve é a greve da solidariedade", com a união da classe trabalhadora e do povo em defesa do patrimônio público, dos direitos dos trabalhadores, em defesa da dignidade do povo, sem fome e com moradia digna. A solidariedade é consolidada com apoios mútuos das pautas de cada entidade envolvida.

A direção do Sindieletro tem feito várias interlocuções com lideranças políticas na Assembleia Legislativa para avançar na pauta dos eletricitários. Uma das iniciativas foi conversar, ontem, com o líder do governo na ALMG, Gustavo Valadares, que disse ao Sindieletro que vai se inteirar das reivindicações dos eletricitáriios e solicitar que o governo estadual negocie a nossa pauta.

Ontem, realizamos um ato em frente à Sede e passeata da avenida Barbacena até a Assembleia Legislativa. O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, esteve presente ao ato e reafirmou o seu apoio ao nosso movimento, além de ter visitado as dependências da Cozinha Solidária, projeto que o Sindieletro apoia e que garante a distribuição de 500 marmitas por dia a moradores de rua da Grande BH.

Reunião com o presidente da Cemig

O deputado federal Rogério Correia (PT) anunciou, durante o ato, que foi criada uma comissão de deputados para a interlocução com o governo estadual e direção da Cemig, visando tratar da pauta dos eletricitários e também da pauta dos movimentos sociais. A comissão é formada pelo próprio Correia e por deputados estaduais, entre eles, o deputado Betão e a deputada Beatriz Cerqueira, ambos do PT. A comissão, na tentativa de garantir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, obteve o agendamento de uma reunião com o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, na próxima segunda-feira. O Sindieletro já cobrou que a comissão assegure a sua participação na reunião.

O deputado Betão recebeu, ontem, durante a mobilização que houve em frente à Assembleia Legislativa, a pauta dos eletricitários para os devidos encaminhamentos, como o debate na Casa e a cobrança da Cemig e do governo a negociação de fato de nosso ACT.

Estamos firmes e fortes na luta em defesa da Cemig, contra a privatização, do nosso ACT, da Cemig Saúde, Forluz e do seguro de vida.

Cemig: esse trem é nosso!