3° Acampamento Estadual do Levante Popular da Juventude de Minas Gerais: Nosso futuro não está à venda!

Mais de 500 jovens de todas as regiões do estado estarão presentes no encontro do Levante Popular da Juventude da próxima semana, mobilizados contra o governo Zema e em defesa das estatais. Será um momento privilegiado para traçar objetivos e estabelecer tarefas para avançarmos na organização da juventude mineira, pautando a luta contra o governo neoliberal de Romeu Zema (NOVO) e o enfrentamento às privatizações da Cemig, Copasa e Gasmig.

No centro dos objetivos de nosso encontro, teremos o esforço de mobilizar os jovens das periferias, escolas e universidades de Minas Gerais para, junto ao governo Lula, pressionar pela retomada dos direitos populares e contribuir com a reconstrução econômica e democrática do Brasil.

Com o acirramento das crises econômica, social e política após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, uma série de direitos foram retirados da juventude brasileira. Como exemplos podemos citar o sucateamento da educação básica e superior – em especial com a aprovação da EC 95 –, o aumento do extermínio da juventude negra nas periferias e da violência contra as mulheres jovens e o expressivo crescimento de jovens desempregados ou ocupando postos de trabalho cada vez mais precários, entre outros.

Com o governo de Jair Bolsonaro, o cenário se tornou ainda pior e houve um avanço da disputa ideológica do capital, que se apresenta com uma roupagem neofascista e conservadora sobre a juventude brasileira. Em Minas Gerais, Romeu Zema aplica a mesma política do derrotado governo bolsonarista, avançando com o modelo predatório da mineração, buscando vender as empresas estatais mineiras, estratégicas para o desenvolvimento do estado, e construindo uma ofensiva privatista na educação e na saúde.

Mesmo com a eleição de Lula, principal vitória política das classes populares nos últimos dez anos, a desbolsonarização da sociedade e a construção de um projeto popular para o Brasil exige muita organização e luta. Em todos os momentos de nossa história, a juventude organizada cumpriu papel fundamental na conquista e defesa de direitos do povo brasileiro, apontando para um projeto mais avançado de país.

Neste momento no qual é necessária a combinação da proposição de mudanças, com a retomada dos direitos retirados e com o enfrentamento ao neofascismo que, em Minas, tem Romeu Zema como seu principal representante, apostamos na reorganização e massificação do Levante Popular da Juventude para, junto aos movimentos, sindicatos e partidos do campo democrático e popular, cumprir com as tarefas de nosso tempo.

João Pedro Stédile é um dos convidados confirmados para participar do encontro do Levante Popular da Juventude e vai contribuir com a análise de conjuntura no dia 8 de setembro, às 9h30.

O alojamento e atividades do acampamento serão realizados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A juventude da Cemig que tiver interesse de conhecer o Levante Popular da Juventude e participar do 3° Acampamento Estadual está convidada. Inscreva-se: QR CODE

Mais informações:

(31) 9 9390 5777 - Aruanã