2ª edição do Prêmio Capitão do Mato: gerente Gernan Guimarães

O prêmio da segunda edição vai para o gerente Gernan Edson Guimarães, da gerência SD/NT, que depois de assediar trabalhadores e trabalhadoras que participaram de assembleia do Sindieletro sugerindo que poderiam haver punições, autorizou o corte de horas de quem participou. Tal desconto já foi confirmado no contracheque de setembro/2021. É mais uma prática antissindical da gerência da Cemig que precisa ser denunciada! Esse gerente é mais um capitão do mato a serviço da gestão autoritária da Cemig.

E o pior é que estamos falando de um gerente que já tem histórico de assédio e perseguição. No início da pandemia, Gernan determinou a transferência unilateral de um trabalhador do Norte de Minas, que possui duas filhas especiais, para uma cidade a 500 km de distância de seu local de trabalho. Esse trabalhador só não foi transferido porque o Sindieletro impediu, mediante ação judicial. Estamos registrando, senhor Gernan, as suas atitudes perante a categoria eletricitária, para que suas ações sejam divulgadas e combatidas até esse período sombrio passar.

O Prêmio Capitão do Mato

Os capitães do mato eram serviçais dos coronéis que entregavam seus iguais para conquistar posições hierárquicas temporárias. Hoje em dia, vemos algo semelhante acontecer na Cemig. Mas seremos quilombo de resistência por aqui também! Por isso, o Sindieletro lança o Prêmio Capitão do Mato: para denunciarmos atitudes antissindicais e assédio sofrido pelos trabalhadores. O quilombo chegou!