Vigilância na IT

Trabalhadores da Cemig na rua Itambé, em Belo Horizonte, procuraram o Sindieletro para denunciar um possível esquema de monitoramento do ambiente de trabalho. Segundo eles, imagens com a movimentação dos eletricitários do sexto andar estariam sendo captadas na tela do computador do gerente Raul Mascarenhas.

Além disso, o gerente teria uma lista com nomes de vários trabalhadores. “Qual o objetivo?” Raul Mascarenhas negou a denúncia, afirmando que a denúncia “não procede”. Ele disse que as câmeras instaladas nos corredores só levam imagem para o setor de segurança patrimonial. “Não é minha função ficar vendo as imagens, não tenho acesso. Esse papel é da segurança patrimonial, com o objetivo de cuidar do patrimônio da Cemig”, alegou.

Ele também negou a existência de uma lista com nomes de trabalhadores. Mas, eletricitários reafirmam que do computador do gerente, Raul tem acesso às imagens das câmeras instaladas no sexto andar. Para o Sindieletro, a desconfiança dos eletricitários tem razão de existir. É a palavra dos trabalhadores contra a de Raul Mascarenhas, que é um gerente com histórico de perseguições e autoritarismo na Cemig.

O Sindieletro já cobrou da diretoria da empresa a garantia de um ambiente de trabalho tranquilo, com paz, mas nada foi feito, infelizmente. Ainda conforme relatos dos trabalhadores, Raul Mascarenhas fez do ambiente de trabalho na Itambé um inferno. “Estamos em pânico, com medo, abalados psicologicamente”. Eles também questionam se “vigiar os empregados é papel de um gestor? Perseguir é função de um gerente?”