Tem vigília na Forluz nesta quarta-feira

O Sindieletro convoca a categoria eletricitária para uma vigília em frente à sede da Forluz (avenida do Contorno, 6.500, bairro Savassi, BH), a partir das 08 horas da quarta-feira, 07 de março. Vamos cobrar o adiamento da votação das mudanças no regulamento referente ao Plano B Vitalício.

O Sindieletro, a AEA, o Sintec, Sindicato dos Economistas e a ABCF cobram a suspensão da votação. Nosso objetivo é claro: queremos mais tempo para debater as mudanças nos Plano B e também do Plano A.

Defendemos ainda a elaboração de um estudo sobre os impactos das alterações para o futuro do Plano B e Plano A.

Sindieletro e AEA cobram debate

Na manhã da segunda-feira, 05, os diretores do Sindieletro, Arcângelo Queiroz e Marcelo Correia, junto com o presidente da AEA, João Isidro Vinhal, e do diretor da Associação, Edi Ângelo, reuniram-se com os representantes da patrocinadora no Conselho Deliberativo da Forluz, Leonardo George de Magalhães (presidente) e Mauro Marinho Campos (conselheiro).

O assunto em pauta não poderia ser outro: as mudanças no Plano B Vitalício da Forluz, que colocam em risco o futuro das aposentadorias da categoria eletricitária. Na reunião também foi discutido o Plano A.

Mais uma vez os dirigentes do Sindieletro e da AEA manifestaram a grande preocupação com os impactos das mudanças que a  Forluz vem anunciando de flexibilização dos Planos A e B.

Cobramos da patrocinadora o adiamento da decisão do Conselho Deliberativo da Forluz marcada para o dia 07, próxima quarta-feira, às 09 horas e a realização de um estudo sobre os impactos das alterações para o futuro do Plano B e dos participantes.

Para nós, essas mudanças podem significar, inclusive, o fim do direito previdenciário complementar para os participantes mais velhos. Afinal, dados da própria Forluz apontam que, nos planos de cotas, quanto mais avançada a idade (momento mais vulnerável da vida), menor é o valor da aposentadoria complementar, podendo chegar a zero.

Outra grande preocupação é que a Forluz vem colocando como solução do déficit do Plano A uma eventual migração do pessoal para o benefício de cotas.  Essa alteração aumentaria as incertezas em relação ao plano e  é mais um motivo para termos cautela, debatendo exaustivamente as mudanças no Plano B Vitalício e no Plano A.

Em recente reunião com representantes da Forluz,  foi, afirmado, inclusive, que teríamos tempo para o debate do Plano A, mas o calendário de votações das alterações no Plano B mostra um atropelo que ameaça a transparência na gestão da Forluz.

Não aceitamos interferência política!

A informação que chegou ao Sindieletro é que as mudanças na Forluz foram demandadas pelo governador. O conselheiro da Forluz, João Wayner, num evento da Fundação, que contou com a presença do diretor de Relações com os Participantes (DRP), Vanderlei Toledo, disse que o próprio governador pediu alterações no plano de aposentadoria dos eletricitários.

Repudiamos toda tentativa de interferência política em nossos direitos e em nossas aposentadorias. Por isso cobramos do próprio governador esclarecimentos sobre o assunto. Também procuramos os presidentes da Cemig, da Forluz e da Assembleia Legislativa de Minas, dentre outras autoridades para debater o assunto.

Estamos nos movimentando para conseguir o adiamento da decisão. Na reunião desta segunda-feira, os representantes da patrocinadora se comprometeram em analisar a solicitação do Sindieletro e da AEA.

Vamos acompanhar atentos e mobilizados o desenrolar dos fatos.