Sindieletro participa de debates em defesa da soberania energética e da água



Sindieletro participa de debates em defesa da soberania energética e da água

Nesta segunda-feira, 20 de agosto, está sendo realizado em São Paulo o Seminário: compromissos com o povo brasileiro para soberania energética. O coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva participa do evento, em defesa do setor energético e das águas. Para o Sindicato, não há dúvida que as águas e a energia do território nacional são do povo brasileiro e devem permanecer como serviços públicos e atividades estratégias para a garantia da soberania nacional. 

O Seminário  faz uma análise da realidade do setor elétrico e do petróleo em nível nacional e acontece na APEOESP, Praça da República, 282 - República, São Paulo – SP.

O evento reúne intelectuais, estudiosos e pesquisadores da área de energia (setor elétrico e petróleo), dirigentes e lideranças das organizações sindicais e populares de petroleiros, eletricitários, engenheiros, educadores, camponeses, populações atingidas por barragens, organizações de juventude que compõem a Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia (POCAE).

O objetivo é debater a realidade e perspectivas da indústria de eletricidade e do petróleo; elaborar propostas para melhorar a política energética; e construir pontos de unidade que sirvam como “compromissos com o povo brasileiro para soberania energética”. 

Participação do Sindieletro nos debates

As discussões em defesa das águas e do setor energético são permanentes e fazem parte da luta dos eletricitários e trabalhadores de empresas de saneamento básico contra a política de privatização imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. A direção do Sindieletro garante participação efetiva, levando as contribuições dos eletricitários de Minas. 

Para o  Seminário realizado nesta segunda, por exemplo,  a direção do Sindieletro se preparou com a participação de Jefferson Silva no Encontro de Formadores da Plataforma da Água e Energia, nos dias 18 e 19 de agosto (Foto). Os debates foram enriquecidos pelos palestrantes  Carlos Vainer, professor da UFRJ, doutor  em Desenvolvimento Econômico e Social, Rubens Paolucci, educador do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae (Cepis) e Cloviomar Cararine Pereira, economista do  Dieese-FUP

Sindicato na direção da FNU

Vários dirigentes do Sindicato participaram do 21º Congresso Nacional da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – realizado nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, quando foi eleita a nova diretoria da Federação para o próximo triênio 2018-2021. Foram reeleitos o presidente Pedro Tabajara Blois Rosário (STIU-PA) e o vice-presidente Nailor Guimarães Gato (SINDUR). 

O diretor de Saúde do Trabalhador do Sindieletro, Gilmar de  Souza Pinto foi eleito 1º Secretário Administrativo e Financeiro, cumprindo novo mandato na FNU.

“O resultado representou a unidade da categoria para enfrentar esse momento tão difícil para os trabalhadores e o conjunto da sociedade”, afirmou Pedro Blois.

Ainda segundo o presidente, a reeleição da atual direção é o aval de toda a categoria para a continuidade do trabalho realizados nos últimos três anos, que buscou colocar os urbanitários como protagonistas na luta contra as privatizações dos setores de energia elétrica e do saneamento e aos ataques aos direitos dos trabalhadores. Para ele, recolocar o Brasil novamente no rumo da defesa da nossa soberania e da justiça social também são objetivos comuns de toda a categoria.

“Nosso trabalho à frente da FNU seguirá enfrentando os grandes desafios da categoria, mas também buscando potencializar a nossa capacidade de ampliar, de forma unitária, o diálogo com toda a sociedade, mantendo a parceria com os mais diversos segmentos da sociedade civil organizada”, enfatizou Pedro Blois.

Com informações da FNU e Confederação Nacional do Ramo Químico

 

item-0
item-1
item-2
item-3