Sindieletro cobra agilidade nas negociações

Na primeira rodada das negociações para a renovação do nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018, realizada na tarde de ontem, 17, o Sindieletro cobrou dos representantes da Cemig que toda a pauta de reivindicações aprovada pela categoria seja discutida com seriedade e celeridade.

Além disso, como a expectativa da categoria é fechar o Acordo Coletivo até o dia 10 de novembro, evitando negociar sob a influência da Reforma Trabalhista, cobramos um calendário de reuniões mais ousado e dinâmico do que o praticado nos anos anteriores.

Nossa reivindicação é que, ainda esta semana, seja realizada nova rodada de negociação e que seja definido um calendário para os próximos encontros. Aguardamos uma resposta da empresa para esta reivindicação nas próximas horas.

A choradeira de sempre

A metodologia e a dinâmica de mesa adotadas pela Cemig para discutir a pauta da categoria continuam as mesmas dos anos anteriores, com apresentações sobre as condições financeiras da Cemig e a já conhecida falta de autonomia da mesa de negociar prontamente as reivindicações dos trabalhadores.

Também esteve em pauta o futuro da empresa após a perda das usinas de Miranda Jaguara, Volta Grande e São Simão, leiloadas no último dia 27 de setembro.

Nas discussões, o Sindieletro deixou claro que as condições financeiras e o futuro da Cemig interessam, e muito, os eletricitários eletricitária. E a Pauta da categoria prova isso, com reivindicações que vão desde os processos de trabalho na Cemig, a itens financeiros, de saúde e segurança, até a gestão da empresa.

Entretanto, afirmamos que o tom catastrófico do discurso da empresa não dará o tom da nossa campanha. Não aceitaremos de forma alguma que o ônus de decisões equivocadas do passado seja imputado sobre os trabalhadores e trabalhadoras.

Vale lembrar – e isso foi feito na mesa de negociações – o quanto a distribuição irresponsável de dividendos sangrou o caixa da estatal.

Por isso, reafirmamos: a única forma de reerguer a Cemig e conduzi-la para o futuro passa exclusivamente pelos trabalhadores da empresa. Passa por nós, eletricitários e eletricitárias, que construímos essa empresa.

Diante disso, companheiros e companheiras, fica o chamado: o fechamento de um bom Acordo Coletivo de Trabalho só é possível com toda a categoria mobilizada para garantir a defesa dos nossos direitos e mais conquistas.

#Partiupraluta!