Queremos nosso aumento real, já!

Basta de concentração de renda nas mãos da Andrade Gutierrez e dos Superintendentes

Garantir para os trabalhadores a reposição das perdas salariais e o aumento real é totalmente possível para a Cemig. Não há dificuldades de caixa para a empresa. Há, sim, todos os anos, o terrorismo emocional feito pelos gestores da Cemig com a velha “ladainha” da escassez de recursos e das vacas magras.

No ano passado, quem não se lembra quando o Djalma e seus fiéis escudeiros nos falaram que não podiam nem conceder a inflação por causa da MP 579? Foram os mesmos que decidiram que a Cemig, com um lucro recorde de R$ 4,3 bilhões, fizesse o repasse de R$ 4,5 bilhões em dividendos para os acionistas. Na política dos gestores da empresa, são os acionistas que merecem aumento real, não os trabalhadores. Isso é absurdo!

Por isso, este ano, vamos lutar muito mais para conquistar o que merecemos. Não há mais desculpas para a empresa. Nós, eletricitários, cobramos reposição salarial pela inflação (INPC/IBGE) no período de 1º de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2013 e aumento real de 10%. Nosso esforço é sem medidas para assegurar à Cemig todo o sucesso financeiro que ela tanto prega para o mercado financeiro. Agora chegou a vez da gente ter a contrapartida, conquistar todos nós merecemos.

Aumento real foi conquistado por outras categorias
A luta, a persistência e as greves garantiram aumento real para outras categorias de trabalhadores, como os petroleiros, os eletricitários da Eletrobras, os bancários e trabalhadores dos Correios. Eles fecharam suas campanhas salariais de 2013 com avanços, mas suaram para conquistar o que sempre mereceram, com greves que duraram dias. Devemos tirar lições das mobilizações dos companheiros: as empresas não dão nada de graça, são obrigadas a ceder às reivindicações dos trabalhadores porque eles vão à luta.

VAMOS À LUTA!

Passados 16 dias da entrega da pauta, a falta de respeito da direção da Cemig com os trabalhadores continua. Até hoje não foi marcada nenhuma reunião de negociação sobre ACT e PLR.

Chega de enrolação, exigimos negociação e saúde e segurança! Confira nossa Pauta de Reivindicações abaixo:

1) Garantia de emprego: empresas do grupo ficam impedidas de realizar dispensas imotivadas e arbitrárias.

2) Seleção Interna Anual e Mobilidade: realizar seleção interna, anualmente, para preencher cargos vagos, antes do concurso público. A seleção interna será realizada independentemente do certame público. Anualmente será promovida a mobilidade interna (transferência de empregado) acessível a todos os eletricitários, de forma transparente e voluntária.

3) Concurso Público: para 5 mil trabalhadores, até 31 de dezembro de 2014.

4) Recomposição das perdas salariais: com aplicação do índice de 5,5% referentes à reposição das perdas medidas pelo INPC-IBGE no período.

5) Aumento real: por produtividade de 10%.

6) Piso Salarial: de R$ 2.685,47, que corresponde ao Salário Mínimo Necessário, calculado pelo DIEESE em agosto de 2013.

7)Vale Alimentação: de R$ 1.000, mensalmente.

8) Limite de despesas com alimentação durante viagens a serviço: quando o empregado estiver a serviço da empresa em MG, será reajustado para R$ 40 (Limite de despesa para Refeição) e R$ 10 (Limite de despesa para Lanche).

9) Plano de Cargos e Remunerações: reajuste salarial de 5% no mês subsequente ao da assinatura do ACT, para os empregados não contemplados com progressões no PCR nos últimos cinco anos.

10) Transferência de trabalhadores da Cemig Serviços: mudança para a Cemig Distribuição e cancelamento de todas as rescisões contratuais efetuadas pela Cemig Serviços.

11) Pacto pela Saúde e Segurança: Empresas e entidades sindicais celebrarão pacto para uma política feita com a participação do trabalhador e capaz de proteger eletricitários do quadro próprio e terceirizados que sofrem com acidentes graves e fatais e com o adoecimento por causa do ambiente e processo de trabalho. O Pacto deverá contemplar, dentre outros, o compromisso de reconstrução dos mapas de risco da Cemig; o direito de recusa quando o trabalhador vislumbrar risco para a vida e/ou integridade física, além da participação do Sindieletro na análise de acidentes graves ou fatais com terceirizados. Também deverá estabelecer políticas de combate ao Assédio Moral; o fim do trabalho individual; organização das Cipa’s; avaliação das condições dos trabalhadores afastados por licença médica, dentre outros pontos fundamentais para os trabalhadores do quadro próprio e das empresas contratadas.

12) Garantias em Compromissos Extra-Acordo e Acordos Coletivos Específicos: Todos os compromissos assumidos pelas empresas em correspondências Extra-Acordo (Vale -Peru e Licença maternidade de 180 dias) e nos Acordos Coletivos Específicos de Acesso às Instalações da Empresa e de Reuniões Setoriais constarão do ACT a ser celebrado.

13) Reajuste das Cláusulas Econômicas: Todos os valores citados na Sentença Normativa proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª. Região, processo n. TRT-0010247-80.2013.5.03.0000, deverão ser corrigidos em 16,05% referente aos índices dos itens 3 e 4 da presente Pauta, naquilo em que não for objeto de alterações pelas reivindicações desta campanha.

14) Manutenção das Conquistas Anteriores: Ficam mantidas as garantias e conquistas obtidas pela categoria na sentença normativa vigente, proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª. Região, nos autos do processo n. TRT-0010247-80.2013.5.03.0000, naquilo em que não forem objeto de alterações por recursos judiciais e pelas presentes reivindicações.

15) Vigência:O ACT terá vigência no período compreendido entre 1º. de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014.