Piso Salarial da Cemig não valoriza ninguém

Na pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014, os eletricitários reivindicam a correção do piso salarial da categoria, dos atuais R$ 977,18, para R$ 2.685,47. O valor, calculado pelo Dieese, corresponde ao salário mínimo necessário para suprir as necessidades básicas de uma família composta de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, com gastos como saúde, educação, alimentação, transporte, moradia, lazer e cultura.

O piso reivindicado corresponde a cerca de quatro salários mínimos definidos pelo governo, e é 50% menor que o praticado para os engenheiros, que equivale a 8,5 salários mínimos.

A complexidade técnica e os riscos que envolvem o trabalho dos eletricitários são razões mais do que justas para que a Cemig aumente o valor do piso salarial e, consequentemente, valorize as carreiras na empresa. Uma empresa que pretende de fato reter talentos não pode ter um piso salarial que não serve para coisa alguma.
A categoria está cansada de ser ignorada. Os trabalhadores cobram o início das negociações do ACT e da Participação nos Lucros e Resultados. Os trabalhadores exigem saúde e segurança!