Paralisação: Convicção, luta e muita mobilização!

Convicção! Essa á a palavra que marcou o nosso dia de paralisação na última sexta-feira, 15. Sobretudo, pelo exemplo de resistência e força de quem se mobilizou pelas bases operacionais e administrativas da Cemig em todo o Estado, para protestar contra a intransigência e o desrespeito da gestão da Cemig e do Governo do Estado na negociação do nosso ACT.

Durante o dia, trabalhadores (as) de todos os cantos do Estado registraram manifestações de que a luta em defesa de um acordo digno segue firme, seja com fotos, vídeos ou mensagens de apoio. Esse foi o marco do novo ciclo da nossa Campanha, onde a mobilização dará o tom das conversas com a gestão da Cemig e o Governo do Estado. Das nossas faixas que ilustraram a luta desta sexta-feira, segue o recado: Pimentel, Maura e Salomão, quem planta desrespeito, colhe mobilização!

Aos que participaram ativamente do movimento, os parabéns pelo exemplo de disposição e de luta. Aos demais eletricitários e eletricitárias, fica o convite para que se unam aos demais companheiros e companheiras, reforçando a batalha pelos direitos e pela dignidade de todos.

Negociação de verdade

Os eletricitários (as) reivindicam que o Governo do Estado e a Cemig abandonem a postura intolerante e que retomem, imediatamente, a negociação sobre o valor do abono extraordinário o Acordo com vigência de 1 ano. Cobramos, acima de tudo, valorização e respeito!

Na avaliação do Sindieletro, a proposta do Governo, de ACT vigente por dois anos, representa um retrocesso enorme na relação já degastada com os eletricitários (as). Num momento em que se discute tanto sobre democracia, é extremamente nociva a ideia de se querer “calar” a categoria em nome de uma suposta tranquilidade para o período eleitoral.

Com relação ao abono extraordinário, cobramos, sobremodo, que a gestão da empresa tenha o mínimo de respeito com os trabalhadores (as), garantindo que não haja perda na remuneração global anual da categoria.

Como já debatemos nas dezenas de setoriais realizadas em todo o Estado, se o Governo de Minas e a gestão da Cemig abandonarem a postura de intransigência, nosso ACT está fácil de ser fechado. Entretanto, se o desrespeito continuar, está mais fácil ainda de explodir a greve.

Solidariedade na luta do funcionalismo de Minas

Não é só na Cemig que o governo Pimentel adota a postura do desrespeito nas negociações. Atualmente, diversas categorias no Estado estão em plena campanha cobrando os compromissos assumidos pelo Governo do Estado.

Entre elas, profissionais da saúde e educação, que hoje, dia 18, promovem um dia de luta em Belo Horizonte. Pela manhã, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) convocou toda a categoria do Sistema Estadual de Saúde para Assembleia Geral com paralisação.

À tarde, a partir das 17h, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), realiza manifestação para cobrar do governo do Estado o pagamento do 13º Salário.

Numa postura absolutamente absurda, Pimentel negocia prazos diferenciados para o pagamento do direito ao funcionalismo do Estado. Nesse momento, portanto, cabe a nós, eletricitários e eletricitárias, unir forças com a classe trabalhadora do nosso Estado e cobrar do Governo o devido respeito que merecemos.

Nossa luta é uma só! Contra a retirada de direitos e pela dignidade da classe trabalhadora!

#partiupraluta