Para o mercado: Cemig anuncia desinvestimento na Gasmig

Em comunicado para o mercado, no início de outubro, a direção da Cemig  se pronunciou sobre o plano de desinvestimento na Light e na Gasmig. A empresa pretende vender sua participação na Light e nas usinas de Santo Antonio e Belo Monte.

Quanto à Gasmig, não está clara a iniciativa de vender sua participação, já que temos em Minas a legislação (PEC 50) que impede a privatização de estatais mineiras. O que a Cemig pode fazer é vender ações sem perder a participação majoritária.

Para o Sindieletro, é preocupante o plano de desinvestimentos que incluí a Gasmig. A empresa já vem sendo desmontada. O que defendemos é mais investimentos e mais contratação de trabalhadores. Em Minas há grande espaço para a Cemig investir mais no fornecimento de gás para a população e empresas. A Gasmig é uma empresa lucrativa.

De acordo com o comunicado, a Cemig espera arrecadar R$ 6,5 bilhões com a venda da Light.