Nota de apoio aos trabalhadores da Educação

O Sindieletro apoia o movimento das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação de todo o Estado que estão em greve desde o dia 11 de junho passado lutando pelo direito fundamental de receber o salário pelo mês trabalhado.

O movimento cobra o retorno do pagamento da primeira parcela dos salários no 5º dia útil do mês. Também denuncia falhas no cumprimento da escala de pagamento anunciada pelo próprio governo e a exclusão da educação básica do pagamento programado.

O Sind-UTE MG já ajuizou ação contra o Estado para obrigar o governo de Minas a pagar os servidores da educação dentro do prazo, mas é preciso muita mobilização em apoio à categoria para favorecer essa luta.

Temos consciência de que a garantia dos direitos básicos desta categoria está diretamente ligada à qualidade da educação pública e deve ser defendida por toda a sociedade. Mas, lamentavelmente, a mídia e parte da sociedade agem como se nada estivesse acontecendo e ignoram esta batalha legítima e mantida corajosamente pelos trabalhadores e pelo Sind-Ute/MG.

Durante a participação do Sindieletro nos atos dos trabalhadores da Educação o que se observa nos relatos da categoria é a precarização das condições de vida, em relação aos compromissos do orçamento familiar que esses profissionais não estão conseguindo honrar.

Acreditamos que, nos momentos de crises, precisamos, mais do que nunca, construir, juntos e juntas, a mudança que a sociedade necessita.

É preciso destacar que a maioria das profissões sequer existiria sem o trabalho dos servidores da Educação. A categoria é uma das mais exploradas do país e há muitos trabalhadores com remuneração abaixo do piso nacional, um compromisso do governador que ainda não foi cumprido na sua totalidade.

Portanto, é necessário também questionar a imoralidade dessa decisão política que penaliza mais uma vez esses trabalhadores e trabalhadoras e resgatar  o papel do Estado para o bem comum.

Essa luta pelo respeito e pela valorização dos trabalhadores que lutam e educam nossas crianças, jovens e adultos também é dos eletricitários. Toda a nossa solidariedade ao movimento e que o conflito seja resolvido o quanto antes.

Sindieletro-MG (Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais)