Milhares de eletricitários recebem verba do PCR que Cemig atrasou

Sindieletro está entregando os cheques aos trabalhadores contemplados, de Norte a Sul do Estado. Distribuição começou pelos sindicalizados.

O Sindieletro está entregando a milhares de eletricitários(as), de Norte a Sul do Estado, cheques com valores referentes ao período que a Cemig não pagou o direito à verba do PCR, conforme garantiu o ACT 2006/2007. O pagamento do direito foi determinado pela Justiça do Trabalho em ação de cumprimento de ACT aberta pelo Sindicato para garantir que a cláusula 48 (verba do PCR) fosse integralmente cumprida.

O processo contempla trabalhadores e trabalhadoras, ativos e aposentados, que passaram por avaliação de desempenho na época e obtiveram nota para a progressão na carreira, mas o pagamento da verba foi feito com atraso, sem cobrir todo o período de vigência do ACT.

Os contemplados são filiados e não filiados ao Sindieletro, de todo o Estado. A entrega dos cheques com os valores devidos está sendo feita na Sede e nas Regionais do Sindicato, e por diretores sindicais, na base.

Verba do PCR é luta permanente

Lembramos que a luta pelo direito à verba do PCR é constante, porque, vira e mexe, a Cemig tenta rebaixar essa conquista. Mas nunca aceitamos.

Na Campanha Salarial de 2017, por exemplo, os eletricitários e eletricitárias da base do Sindieletro não aceitaram a redução da verba de 1,2% para 0,6%. A luta foi vitoriosa, pois a Cemig recuou e não reduziu o percentual.

Porém, sindicatos de outras bases assinaram Acordo com a redução para 0,6% da verba do PCR, sem ouvir os eletricitários que representam. Depois que o Sindieletro negociou a manutenção do direito ao percentual de 1,2% foi que os sindicatos que assinaram o Acordo com rebaixamento do direito obtiveram a autorização da Cemig para mudar a cláusula, sem esforço algum.

Lista de contemplados foi decidida por perito

A assessora Jurídica do Sindieletro, Rosângela Carvalho, esclarece que a lista de nomes para o recebimento dos valores em atraso foi definida por perícia técnica, indicada pela Justiça do Trabalho, com base em documentação fornecida pela Cemig.