Mas já? Cemig anuncia retorno ao trabalho presencial

No momento delicado e grave que estamos vivendo, o Sindieletro/MG se mantém atento às medidas tomadas pelas empresas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

No dia 13 de agosto, a Cemig soltou um comunicado sobre o retorno às atividades presenciais. Há previsão de retorno imediato para as chefias, mas não há data para a volta dos demais trabalhadores e trabalhadoras. Isso traz apreensão para todos, especialmente para os potencialmente mais vulneráveis à covid-19.

Entendemos ser uma decisão precoce. A medida apresentada pela gestão da empresa contradiz a previsão científica de que o isolamento social é, ainda, a melhor medida de combate ao contágio do coronavírus. Retornar atividades presenciais durante o aumento das contaminações é um erro!

Questionamos: entre quem ocupa cargos de chefia, qual será o procedimento de proteção adotado? Principalmente os pertencentes aos grupos de risco devem ter essa informação. Acreditamos que, para esses, o home office deve ser mantido. Além disso, são necessárias condições dignas de trabalho em casa e na empresa.

A estatal elaborou uma cartilha do programa de retorno para o público interno. Segundo o documento, a decisão está em stand by, aguardando liberação a níveis governamentais. Nesse programa, não há detalhamento das preparações internas da empresa, como a garantia efetiva de distanciamento entre os empregados, o fornecimento de transporte seguro para todos, as decisões para pessoas de grupos de risco, a metodologia de testagem e a metodologia de averiguação de nexo causal entre possíveis infecções e as atividades laborais.

É de extrema necessidade que as empresas se debrucem sobre o assunto e elaborem planos de contingência dinâmicos - esses precisam acompanhar a realidade da evolução da pandemia e garantir, sobretudo, a saúde e a integridade física e mental de seus funcionários. Além disso, é preciso informar a categoria de forma clara e objetiva. As medidas devem ser explicitadas e as pessoas precisam ser devidamente treinadas.

As equipes que não tem como trabalhar em home office devem continuar monitorando e informando à diretoria do Sindieletro quanto às condições de trabalho e as medidas protetivas que estão sendo aplicadas. Desta maneira, continuaremos buscando alternativas que protejam toda a categoria!

Esse problema é de todos nós. É uma crise sanitária, humanitária e social! Sigamos no combate à pandemia! #SindieletroContraCovid

Sindieletro criou uma campanha específica para este momento. No site www.sindieletrocontracovid.com.br, você tem acesso às nossas ações, às matérias relacionadas e dicas de prevenção em casa e na empresa. Acesse!