Governo já traça planos de saúde de baixa cobertura

O presidente golpista Michel Temer já sinalizou que traçar diretrizes para a redução da cobertura de planos de saúde é sua solução oficial para desafogar o Sistema Único de Saúde. O grupo de trabalho constituído pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e representantes de entidades de saúde privadas já devem ter planejado os planos populares.
Sem consulta à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Conselho Nacional de Saúde nem é mencionado na portaria publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (5), que dá conta da criação de um grupo de trabalho para discutir a criação dos planos.
Os planos de cobertura reduzida oferecerão atendimento ambulatorial, com consultas e exames simples, com preço em torno de R$100,00 mensais, para quem tem por volta de 35 anos. Pessoas que precisem de tratamento para câncer ou aids, por exemplo, não terão cobertura -- o mesmo se aplica a tratamentos mais simples, como fiisoterapia.
Regulamentada pela Lei 9.656, de 3 de junho de 1988, a Saúde garante aos consumidores o tratamento de todas as doenças listadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na Classificação Internacional de Doenças (CID), o que inclui quimioterapia e transplantes, por exemplo. Com as mudanças, até os médicos serão prejudicados: a categoria será mal remunerada pelas consultas. O Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Pediatria já se posicionaram contrários à proposta.
Com informações da Rede Brasil Atual