Eletricitários denunciam fim das atividades na Usina Térmica de Igarapé

Enquanto o país atravessa uma profunda crise, com o aumento na taxa de desemprego e queda de indicadores econômicos, a gestão da Cemig contribui para agravar ainda mais a situação.

Circula entre os eletricitários (as) da Usina Térmica de Igarapé, localizada no município de Juatuba, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a informação de que
a empresa planeja encerrar as atividades da unidade que entrou em operação em 1978 e tem capacidade instalada de 131 MW.

A informação caiu como uma bomba entre os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no local, que temem, entre outras coisas, perder o emprego. No entanto, caso se confirme a decisão da gestão da Cemig, os efeitos negativos serão muito mais amplos.

Além dos eletricitários, toda a economia de Juatuba, Igarapé e região seria afetada com o fechamento da usina, que ocasionaria queda na arrecadação de impostos e aumento do desemprego.

Além disso, há o impacto ainda não mensurado sobre a disponibilidade e a confiabilidade do sistema elétrico sem a energia gerada pela usina.

O Sindieletro está apurando o fato e, desde já, se posiciona de forma contundente contra o fechamento da Usina de Igarapé. Cobramos esclarecimentos do RH da empresa e enviamos ofício à gestão da Cemig solicitando esclarecimentos.

Na sexta-feira, 17, diretores do Sindieletro estiveram na UTE Igarapé, às 13h, para realizar uma setorial com os eletricitários (as) do local e encaminhamentos para pedir esclarecimentos à Cemig e impedir o fechamento, caso a denúncia se confirme.