Cemig Telecom: trabalhadores se mobilizam contra demissões

Na manhã da  sexta-feira (20) os trabalhadores da Cemig Telecom, subsidiaria integral do grupo Cemig, promoveram uma grande manifestação em frente a portaria do edifício Sede da Cemig, na avenida Barbacena, onde o Conselho de Administração da Cemig se reune para discutir, entre outros assuntos, a venda do controle acionário da Cemig Telecom.

Criada há 18 anos, a subsidiária possui atualmente 117 trabalhadores em seu quadro próprio. Somado aos terceirizados, o número de trabalhadores é superior a mil.

A empresa possui uma carteira de mais de mil clientes diretos no setor público e privado e mais 500 mil clientes indiretos, que são atendidos por servidores de internet. Uma consultoria contratada pela própria Cemig constatou que a empresa apresenta ótimos indicadores operacionais e financeiros, sendo altamente rentável. Mesmo assim a Cemig Telecom está entre os ativos que a holding quer se desfazer.

Os trabalhadores questionam que a venda da subsidiária esta envolta em incertezas tanto para os futuros investidores, quanto para os trabalhadores que temem perder os empregos com a venda do ativo.

De acordo com Bento Ribeiro, que trabalha na Cemig Telecom desde a sua fundação, a Cemig quer se desfazer deste importante ativo e demitir todos os trabalhadores. “São centenas de pais e mães de família que correm o risco de ficar desempregados. O nosso objetivo é mostrar para os conselheiros da Cemig as conseqüências dessa decisão”, disse.