Cemig adere à licença paternidade de 20 dias

O último Dia dos Pais para os futuros papais (e mamães!) da Cemig foi mais completo e teve gostinho de menos desigualdade entre gêneros: a Cemig divulgou, finalmente, por meio da Gerência de Administração de Pessoal e Benefícios - SC/PE, que decidiu pela extensão da Licença Paternidade para 20 dias. Para usufruir do direito, o empregado deverá requerer o benefício em até dois dias após o parto e comprovar a participação em atividade sobre paternidade responsável, conforme previsto no regulamento do Programa Empresa Cidadã.

Vale lembrar que o Programa Empresa Cidadã foi criada pelo ex-presidente Lula, garantindo em um primeiro momento seis meses de licença maternidade. Já no governo da ex-presidenta Dilma, foi estabelecido 20 dias de licença paternidade.

No comunicado do dia 20 de julho, a empresa explica que a decisão vale para 2018. Portanto, os pais que se beneficiaram da licença-paternidade de cinco dias, entre 01/01/2018 e 23/07/2018, poderão requerer a extensão. A solicitação deverá ser feita por meio de chamado no Portal SC em “Cemignet20 >> Serviços >> 1. Serviços Corporativos.

A decisão da Cemig, que já pratica a licença maternidade de seis meses, é lúcida e vai ao encontro com os novos debates sobre famílias igualitárias e criação consciente dos filhos. Vale lembrar que o Chave Geral já questionou sobre a licença paternidade praticada na empresa, nesta coluna, na edição 870. Também cobramos uma resposta do RH na edição 874, depois de um mês de silêncio da gestão de Maura Galuppo.

Para o Sindieletro, a licença paternidade é questão de política pública, uma vez que os limites impostos às mulheres no campo pessoal são impeditivos de sua caminhada e ascensão em diversos setores da sociedade. O estigma da mãe e dona de casa impede a participação feminina no mercado de trabalho, e, consequentemente, também nas decisões políticas.

A conta é simples: para termos mais mulheres no mercado, participando ativamente da vida pública como cidadãs, mais esposos e pais deverão estar dentro de casa, dividindo tarefas e cumprindo com suas responsabilidades na gestão da casa e na criação dos filhos. É de grande valia que toda a carga de planejamento e execução também saia das costas das mães, aliviando seu psicológico e trazendo uma realidade mais justa e moderna de construção familiar para dentro das casas.

Lembramos, também, que a presença dos pais nos primeiros meses de vida do bebê, participando de seu desenvolvimento cognitivo e emocional, é essencial, mas a paternidade responsável é para a vida toda. O Dia dos Pais deste ano chegou, ainda, permeado pelas notícias da jornada tripla das mães e da enorme quantidade de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão. A extensão da licença é um começo; ainda há muito a ser feito e construído.

O Sindieletro apoia e parabeniza a decisão da empresa. Aos pais que, a partir de agora, terão mais tempo com o bebê, lembrem-se: este é o primeiro passo. Continuem o bom trabalho em casa!