Aneel chama audiência sobre qualidade da Cemig

A Aneel divulgou na semana passada o índice de reclamações contra os serviços da Cemig. Aumentou 63% nos últimos seis anos (2007 para 2012) e isso não significou surpresa para o Sindieletro. Foi, sim, a confirmação das denúncias do Sindicato de que a empresa tem piorado a qualidade dos serviços devido à redução drástica de pessoal próprio sem repor o quadro desfalcado, falta de manutenção preventiva na rede e também devido à terceirização indiscriminada das atividades-fim.

A diferença agora é que a Agência Nacional de Energia Elétrica atendeu os apelos dos consumidores e dos eletricitários ao decidir agir para mudar o cenário de atendimento ruim da Cemig. A Aneel começou uma consulta pública para reunir sugestões dos consumidores e trabalhadores para a melhoria do atendimento da empresa e depois disso vai realizar, até o dia 10 de junho, uma audiência pública para debater a precarização dos serviços.

Segundo a Aneel, a interrupção da energia vem em primeiro lugar na lista de reclamações de serviços de má qualidade da Cemig. Com base em números da própria Cemig D, o Sindieletro já havia denunciado essa situação ao mostrar o aumento do DEC (tempo que o consumidor fica sem luz). Em 2012, o tempo médio que a empresa deixou o consumidor sem energia foi de 14,73 horas, contra a meta da Agência Nacional de Energia Elétrica de aceitar um DEC de, no máximo, 12,59 horas.

Além disso, dados da Cemig D apontaram que em 2012 as reclamações no item interrupção no fornecimento da luz cresceram 57,7%.

A queixa número dois no ranking das reclamações é o erro na leitura, a terceira, ressarcimento de danos causados por problemas na rede e apagões.

Light: a primeira entre as piores
Belo Horizonte foi listada como a quarta cidade do país com maior número de queixas. A primeira foi o Rio de Janeiro, onde os serviços também são da Cemig, tendo em vista que a Light pertence à concessionária mineira.

Como participar da consulta pública da Aneeel
Eletricitários e consumidores podem participar da consulta pública enviando sugestão pela internet (e-mail: ap045_2013@aneel.gov.br) ou por carta (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, Brasília/DF, CEP: 70.830-030).

O modelo para envio de contribuições está disponível no site da Aneel (http://www.aneel.gov.br). Mais contribuições poderão ser dadas na audiência pública e, desde já, o Sindieletro convoca a participação dos eletricitários.