5 exames de rotina para mulheres acima dos 40



5 exames de rotina para mulheres acima dos 40

Com o avanço da idade, é natural que o cuidado com a saúde seja realizado cada vez mais de perto, afinal, os riscos de o organismo desenvolver algum tipo de doença ou condição metabólica devido ao envelhecimento de suas estruturas é maior.

Exatamente por isso, existem exames específicos para cuidar da saúde em cada etapa da vida. Mulheres que estão se aproximando dos 40 anos – ou que já passaram dessa idade -, por exemplo, devem adotar alguns exames como parte da rotina.

Confira abaixo a nossa lista de exames de rotina para mulheres após os 40 anos e comece a agendar agora mesmo os seus:

Densitometria óssea: essencial para a saúde das estruturas ósseas

Uma das principais características das mudanças corporais sofridas pela mulher – especialmente com a chegada do climatério – é a alteração da densidade de suas estruturas ósseas. Com o avanço da idade torna-se cada vez mais difícil para a mulher reter o cálcio em suas estruturas e, por isso, a osteoporose é um perigo real para as pacientes que não realizam acompanhamento médico constante.

Pensando nisso, a densitometria óssea integra a lista de exames de rotina para mulheres nessa faixa etária pois ajuda a diagnosticar essa queda de qualidade nas estruturas, evitando o avanço de doenças relacionadas.

Exames de sangue: indispensáveis em quaisquer exames de rotina para mulheres

Exames de sangue nunca param de ser essenciais para acompanhar a saúde de qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Eles são, na grande maioria das vezes, um corte perfeito da saúde de um paciente em um determinado momento de sua vida e, por isso, devem sempre fazer parte da lista de exames de rotina para mulheres.

Os principais exames de sangue que são requisitados para essas pacientes, além dos tradicionais hemograma, colesterol e triglicérides, são a glicemia, o TSH, a ferritina e a concentração de cálcio e vitamina D.

Exames pélvicos e vaginais: acompanhe de perto as alterações nessa parte do corpo

Como sabemos, existem alterações físicas importantíssimas no organismo da mulher que vão acontecendo com o avanço da idade – e, por isso, é tão essencial acompanhá-las de perto. É por isso que os exames pélvicos e vaginais tornam-se cada vez mais indispensáveis na visita ao ginecologista, detectando algumas alterações que, se identificadas precocemente, podem evitar problemas de saúde no futuro.

A visita ao ginecologista, portanto, começa a ser necessária semestralmente, para acompanhar mais de perto todas essas mudanças – inclusive as da menopausa!

Análise de fundo de olho: alterações na visão se tornam mais frequentes

Se você acredita que sua visão está piorando com o passar do tempo, isso pode não ser apenas uma impressão, mas sim uma realidade. O avanço da idade também promove alterações oculares importantes que precisam ser acompanhadas de perto por médicos oftalmologistas, para que não resultem em problemas mais graves na visão.

Um dos exames que deve ser feito anualmente em mulheres acima de 40 anos é a análise de fundo de olho. Além de ajudar a detectar alterações como a catarata, essa análise também é essencial para encontrar alterações oculares decorrentes de outras doenças, como por exemplo a diabetes.

Exame proctológico: evite o diagnóstico tardio de doenças na região

As doenças intestinais são mais comumente encontradas em mulheres do que em homens. Exatamente por isso é que os exames proctológicos devem ser levados em consideração nas consultas de rotina dessas pacientes. Além de ajudar a detectar manifestações como a hemorroida, esse exame também é responsável por diagnosticar doenças mais graves, como o câncer de intestino.

Apesar de todos acima serem exames de rotina para mulheres altamente recomendados, o médico é o profissional responsável por indicá-los e prescrevê-los para suas pacientes. Por isso, consulte seu médico de confiança antes de sair em busca desses pedidos.

 

Fonte: Herborisa

item-0
item-1
item-2
item-3