Curso de formação Carlos Marighella

 

 

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O papel do setor energético estatal no desenvolvimento nacional foi o tema do 4º encontro do curso de Formação Carlos Marighella, realizado em junho. O curso obteve tanto sucesso que a Secretaria de Formação do Sindieletro planeja dar continuidade aos encontros neste segundo semestre, a partir de agosto.

O mediador foi o professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutor em Ciência Política pela USP e autor dos livros "Energia e Relações Internacionais" e "Petróleo e Poder", Igor Fuser.

Ele resgatou o histórico do setor energético no Brasil com destaque para o cenário atual que aponta a necessidade de transição energética. Segundo o professor, a energia (seja a elétrica, seja por petróleo) tem relação muito estreita com o desenvolvimento econômico e social. “Sem energia farta e barata, não se pode pensar em desenvolvimento”, enfatizou.

Desenvolvimento X aquecimento global

A humanidade vive, hoje, o impacto negativo do aquecimento global e, por essa razão, segundo Fuser, é preciso fazer a transição energética para o desenvolvimento sustentável.Ele defendeu que a transição seja feita com justiça social e a garantia de expansão de oferta de energia farta e barata sobretudopara os países pobres.

O professor lembrou que o Brasil é autossuficiente em energia, com uma realidade invejável, e tem um potencial enorme para expandir a energia alternativa. Mas o grande desafio é oferecer energia barata com justiça social. A dificuldade maior fica por conta da estrutura do setor energéticoprivatizado, que quer apenas lucro, considerando que no Brasil o desenvolvimento industrial e urbano foi possível com o protagonismo estatal.

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Aula III: Trabalho de base e construção sindical

A aula iniciou-se com uma mística apresentada pelo grupo Abelharte. Cristina Nonato e seus filhos Christian e Regiane Abelha apresentaram a performance poética Tal Mãe Tal Filha, recitando vários poemas que abordam a realidade das periferias, o racismo e relações de gênero. O grupo Abelharte realiza a Feira Colaborativa Sarau de Poesia e está no Instagram: @regis.abelha; @sarauefeira; @abelharte_ ; @cristina.nonato.33º.

O educador popular Thomaz Jensen trouxe para a aula uma dinâmica de reflexão por meio do diálogo. O encontro foi conduzido com perguntas e respostas, numa escutatória sobre o que os participantes poderiam avaliar e apontar como desafios para o movimento sindical nos dias de hoje.

A partir das mobilizações, o que podemos identificar como principais dificuldades e desafios para o movimento sindical? Essa pergunta, entre outras, levou o público a dar o tom do debate. O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, respondeu que a legislação trabalhista criminaliza a atividade sindical, assim como as empresas, citando o exemplo do “cercadinho” imposto pela gestão da Cemig para impedir o trabalho de base. “Isso afeta a atividade sindical, assim como a criminalização legal das relações trabalhistas, como a lei de greve”, afirmou.

O secretário-geral do Sindieletro, Jefferson Silva, avaliou que são dois os fatores da organização dos trabalhadores que representam desafios para o plano de mobilizações: redução da burocracia sindical e a terceirização como fator de fragmentação na organização dos trabalhadores. Já o secretário de Formação, Geovan Aguiar, refletiu que um grande desafio é sabermos escutar os trabalhadores. “Muitas vezes falamos muito e ouvimos pouco. Construir os espaços de escuta é muito importante”, destacou.

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Aula II: História das lutas populares, sindicais e socialistas: dos quilombos ao sindicalismo da CUT

O professor convidado foi o historiador, ex-assessor de formação da CUT nacional e militante do Movimento Brasil Popular Paulo Henrique Lima. Paulo iniciou sua fala desconstruindo um mito: “Há um conjunto de mitos que são difundidos, divulgados cotidianamente, sobre o que é o povo brasileiro. O primeiro mito que queremos desfazer hoje: que o povo brasileiro é um povo pacífico. É um mito difundido para tentar pacificar o povo brasileiro e de uma forma subordinada, para manter uma dominação”, explicou.

Paulo seguia explicando as lutas populares no Brasil desde a colonização até os dias de hoje. A linha temporal seguiu o histórico das conquistas europeias e a expansão ultramarina, passando pelas conquistas nas américas, nos territórios ao longo da costa africana e no continente asiático. Abordando temas como o colonialismo e o capitalismo na Europa, Paulo abordou os confrontos entre os povos originários e os europeus – no nosso caso, os portugueses. Daí, surge o conceito de escravismo colonial.

De onde veio a concepção da escravidão? Como afetou os meios de produção? O debate do racismo moderno passa pela constituição de família, explica Paulo. Ele cita Jacob Gorender, historiador, escritor e cientista social: “O processo de humanização do escravizado e da escravizada é a partir do crime. Antes disso, ele é só mais uma engrenagem dentro do escravismo colonial”.

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Aula I: compreensão sobre o funcionamento do capitalismo

A professora Juliane Furno resgatou o histórico do capitalismo a partir da teoria científica de Marx, as crises cíclicas, o atual cenário de financeirização da economia e os impactos para a produção industrial e para as relações de trabalho.

Segundo Juliane Furno, é importante ver o Brasil por suas peculiaridades, um país de subdesenvolvimento, lembrando que o sistema capitalista funciona de forma diferente em cada país. Para ela, é fundamental fazer a intermediação das diferenças desse sistema entre países para entender o capitalismo na prática.

A professora apontou que o capitalismo reúne dois elementos fundamentais: as relações sociais de produção e as forças produtivas. Afirmando que, nas relações sociais de produção no capitalismo, o trabalho assalariado é fundamental.

Destacando que no capitalismo não há mais a relação servil do feudalismo, mas o sistema de assalariamento com o discurso de que os trabalhadores são “livres”. “Mas, somos mesmo livres? Na rede de produção capitalista, o trabalho como a origem do lucro chama-se exploração, e esse fato é escondido o tempo todo nos discursos neoliberais.

Juliane Furno resgata que Marx foi quem estudou profundamente o capitalismo e explicou o seu funcionamento e impactos para as relações sociais e de trabalho. A economista enfatizou que o capitalismo tem nesse modelo de produção de relação de assalariamento a dependência do trabalhador para obter o lucro. O capitalismo precisa dessa relação para sobreviver e se reproduzir, reproduz, inclusive, na exploração e todo o discurso esconde essa realidade. E o discurso não é só do capitalista, ele é reproduzido pelo Estado, pela Justiça, pelo sistema de educação e pela mídia. “O discurso é que não existe exploração, que o trabalhador é livre. Que é uma relação de patrão e empregado, um paga o salário e outro recebe pelo trabalho. São várias as tentativas de naturalizar a exploração”, destacando que não existe equivalência nessa relação.

Juliane lembrou que o próprio sistema de Justiça e outras instituições foram criados para dar legitimidade e garantir a propriedade privada, com proteção máxima aos bens e meios de produção dos capitalistas, como a proteção a fábricas e terras.

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