Tira-dúvidas sobre o seguro de vida



Tira-dúvidas sobre o seguro de vida

Qual a diferença básica entre uma apólice individual e uma apólice coletiva?

A apólice individual se baseia nos dados pessoais do segurado para definir seu custo, já na apólice coletiva, o preço é definido pela média etária de todo o grupo, ou seja, a idade do segurado é o ponto básico para a precificação.

 

Apólice coletiva e seguro de vida em grupo são a mesma coisa?

Quando temos uma apólice que agrega vários segurados, independente do ramo (vida ou automóvel, por exemplo), temos uma apólice coletiva. Quando temos uma apólice de vida em grupo, temos uma apólice coletiva no ramo seguro de vida.

 

Qual a relação entre a idade do segurado e o custo de um seguro de vida em grupo?

O cálculo parte da informação básica, que é a idade do segurado. O seguro de vida em grupo tem por base a média etária de todos os segurados. Partindo dessa informação, é gerada pela seguradora a taxa do seguro que, multiplicada pelo capital segurado, gera o custo final, ou prêmio mensal. Desta forma, quanto maior a idade do grupo como um todo, mais alto o custo do seguro e vice-versa.

 

O que é sinistralidade da apólice?

Sinistro é o nome dado ao evento coberto por uma apólice, no caso do seguro de vida, a ocorrência do óbito, por exemplo, é chamado sinistro. A sinistralidade de uma apólice é a soma do total de sinistros avisados e pagos durante o período de vigência, que normalmente é de um ano.

 

O que é resultado da apólice?

Quando uma apólice é renovada, a seguradora analisa a arrecadação, sinistralidade e a média etária do grupo dentro do período transcorrido. O resultado da apólice, basicamente, é a diferença entre a arrecadação e as despesas durante a vigência do seguro. E o resultado negativo de um período é considerado na análise do período posterior.

 

Quando e por que ocorre o reajuste de preço em uma apólice em grupo?

Na renovação da apólice, os principais fatores analisados pela seguradora para reajustar ou não o prêmio mensal são o resultado da apólice (relação entre os recebimentos e pagamentos de sinistro) e o envelhecimento do grupo segurado. À medida que um grupo segurado envelhece e não ocorre a inclusão de segurados mais jovens, temos o aumento da taxa média do seguro. Ocorrendo o aumento da sinistralidade e a diminuição da arrecadação, ocorre o desequilíbrio financeiro. A soma destes fatores gera o reajuste de preço, ou prêmio mensal.

Na apólice do Sindieletro, vivemos esta situação. Não há inclusão de novos segurados mais jovens e a cada ano, a sinistralidade aumenta.

item-0
item-1
item-2
item-3