Segundo dia de greve com amplo apoio e passeata

Nesta terça-feira (30), segundo dia de greve, nossa luta ganhou mais apoio e mais força. Além da solidariedade do MST, MTST, Povo sem Medo, Levante Popular da Juventude, Afrontte e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que ocuparam a recepção do prédio da sede da Cemig ontem (29/11), ganhamos o apoio de outros sindicatos, como o Sindágua/MG, SindUTE, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Sindipetro, entre outros, e dos deputados estaduais Betão e Beatriz Cerqueira, ambos do PT. Eles participaram do ato na Sede da empresa na manhã desta terça e saíram em passeata com os eletricitários e militantes dos movimentos sociais, no trecho da avenida Barbacena, no bairro Santo Agostinho, até a Praça Sete.

Os eletricitários e apoiadores realizaram um grande ato em frente à Sede da Cemig e lotaram ruas de BH com a passeata até o Centro. Nem a chuva atrapalhou a mobilização. Na hora do almoço choveu forte e com ventos, mesmo assim, a passeata seguiu firme.

Amanhã, quarta-feira, ocorrerão outras atividades de mobilização. Em todo o Estado a categoria eletricitária está mostrando que é de luta.

O movimento é contra os ataques do governo Zema aos direitos dos trabalhadores e à política implantada na Cemig para antecipar a privatização da empresa. A estatal está sendo desmontada pelo governo para ser privatizada e é alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa que aponta várias irregularidades cometidas pelos gestores indicados pelo governador, grande parte deles constituída de paulistas. Além disso, há os privilégios garantidos à alta cúpula, como uma remuneração milionária que engloba salários e rendimento variável e um contrato para fornecimento de refeições para os diretores no valor de R$ 1,2 milhão ao ano. Pelos cálculos do Sindieletro, a refeição diária para cada diretor que usa o restaurante ‘vip’ da Sede da Cemig custa R$ 350,00.

O Sindieletro apoia incondicionalmente a CPI e defende o afastamento do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, até que sejam concluídas as apuraçõ es. Os eletricitários estão em campanha salarial para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho e a gestão da empresa, indicada por Zema, não negociou a pauta dos trabalhadores. A contraproposta que apresentou retira direitos da categoria.

Além da Sede, o Sindieletro realiza mobilizações nos locais de trabalho, na Grande BH e interior.

Cemig, esse trem é nosso!