Usinas de Igarapava, Risoleta Neves e Porto Estrela estão em risco

Desde que assumiu o contrato de operação e manutenção nas usinas de Igarapava, Risoleta Neves e Porto estrela, a RIP Serviços Industriais vem colocando em risco  toda história que envolve a criação dessas hidrelétricas e  comprometendo, inclusive,  o funcionamento desses empreendimentos.

A relação de trabalho na empresa que substituiu a Promel é marcada pela exploração e tentativa de retirar direitos e até denúncias de prática antissindical.  Entre os problemas relatados estão a pressão e ameaças sobre os trabalhadores, enrolação como estratégia para adiar o fechamento de acordo coletivo, o descumprimento de cláusulas acordadas e o ataque a direitos já conquistados.

Todos esses problemas nas dependências da empresa tiram a paz e a tranquilidade do trabalhador, afetam a o serviço prestado, colocando em risco, inclusive, a segurança na operação das  usinas.

Os trabalhadores e o Sindieletro já buscaram toda forma de diálogo possível levando todas essas denúncias à Aliança, mas nenhuma providência foi tomada.

Também promovemos paralisações de alerta, como a realizada no ano passado. Mas nada mudou.

Todos sabem que a RIP não tem condições de gerenciar este contrato, mas, estão acomodados diante das arbitrariedades. Parece que estão esperando um grande prejuízo financeiro ou até uma tragédia com um trabalhador para agir.

Como o diálogo e as denúncias feitas não surtiram efeito, vamos intensificar a mobilização por respeito na relação de trabalho, garantindo a valorização dos trabalhadores e impedir qualquer retirada de conquista.