Urbanitários e entidades da Frente Nacional pelo Saneamento estão na luta em defesa da água como direito



Urbanitários e entidades da Frente Nacional pelo Saneamento estão na luta em defesa da água como direito

Comissão Mista que analisa a MP que prevê a privatização do saneamento se reúne, às 15 horas, na Câmara dos Deputados

Representantes de entidades que integram a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA – estão reunidas em Brasília até quinta-feira (1/11) em um esforço concentrado na luta contra a Medida Provisória 844/18, a chamada MP da Sede e da Conta Alta, que na prática prevê a privatização do saneamento.

A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – e seus sindicatos filiados estão presentes nessa luta. Um dos primeiros desafios é a reunião da Comissão Mista da Medida Provisória nº 844/18 agendada para esta terça-feira (30/10), às 15 horas, na Câmara dos Deputados, com pauta para eleição de presidente e vice-presidente. Confira quem são os membros da Comissão: Comissão Mista da MP 844

Por duas vezes, essa Comissão já se reuniu anteriormente e não conseguiu eleger o presidente e vice-presidente, em razão da pressão das entidades junto aos parlamentares.

Além da reunião da Comissão, os representantes das entidades estarão participando de reuniões com parlamentares expondo os riscos que representa a aprovação da MP, que irá prejudicar a universalização do saneamento no país, excluindo de sobremaneira as populações mais pobres a esse serviço.

A MP  altera o marco legal do saneamento básico e as leis nº 9.984/2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas competência para editar normas de referência nacionais sobre o serviço de saneamento; nº 10.768/2003, para alterar as atribuições do cargo de Especialista em Recursos Hídricos; e de nº 11.445/2007, para aprimorar as condições estruturais do saneamento básico no país. Na prática, a MP privatiza o saneamento no país.

 

Diga NÃO à MP do Saneamento: vote na consulta pública do Senado

O Senado Federal disponibilizou Consulta Pública sobre a medida provisória (MP 844/18), a chamada MP do Saneamento, que altera o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000, para atribuir à Agência Nacional de Águas competência para editar normas de referência nacionais sobre o serviço de saneamento.

Na prática, é a medida prevê a privatização do saneamento.

Vote contra essa medida na Consulta Pública do Senado.
Clique aqui para votar NÃO.

Mãos à obra. Vamos votar NÃO e pedir aos familiares e amigos para votarem NÃO também. Juntos vamos impedir a privatização do saneamento!

Leia a íntegra da MP do Saneamento: MP-844-18 – MP do Saneamento

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!

 

item-0
item-1
item-2
item-3