#UnidosPelaForluz: Quem pode se candidatar nas eleições?

Se você respondeu que são os ativos está certo, mas se respondeu que são os aposentados, também está certo. A lei determina que deve haver um representante de cada categoria, e o nosso acordo coletivo prevê que deve haver uma proporcionalidade. São três vagas para representantes dos participantes no Conselho Deliberativo. Por isso defendemos que, existindo um representante de cada, a terceira vaga pode ser preenchida por um ativo, ou aposentado ou, o que acreditamos ser a melhor composição, por uma chapa mista, com titular, suplente e sucessor formada por aposentados e ativos.

A outra chapa usa de chacotas e eufemismos para esconder sua real intenção, dizem que são "contra a redução da participação dos ativos". Seus representantes na verdade votaram contra a chapa mista, e com o apoio dos representantes das patrocinadoras, impuseram que os candidatos só podem ser ativos.

É importante lembrar que nós defendemos uma regra livre e democrática, deixando para cada chapa inscrever o que achar melhor. Eles continuariam podendo inscrever a chapa só com ativos. Hoje os aposentados são 63% dos participantes da Forluz, por isso não aceitamos que eles restringiram o direto dos assistidos de se candidatarem, e a liberdade dos participantes de votar e eleger quem eles decidirem.

RISCOS

Nós apontamos que o plano A estava apresentando déficits e que, no entendimento da Previc, os assistidos teriam que arcar com metade do prejuízo. A outra chapa nos chamou de alarmistas e que não há motivo para preocupar. Agora o déficit apareceu e a Forluz terá que apresentar o plano de equacionamento até dezembro. Nos preocupamos sim e sabemos que temos que nos preparar, em vez de ficar confortavelmente “confiando” na Forluz e na Cemig. Será por isso que não querem ter aposentados no Conselho?

Sabemos que o maior erro é nos dividir, nós da Chapa 21 buscamos a união de valores e de forças. Defendemos uma chapa mista, com ativos e aposentados juntos e misturados. Seguiremos denunciando e nos mobilizando para que esse cenário mude.

Vote 21 - Unidos Pela Forluz

Transparência e respeito a opinião dos participantes