#UnidosPelaForluz: Forluz - Modelo para o Brasil

A Forluz é hoje uma das fundações gigantes do Brasil. Em relação ao montante de Investi­mentos, nossa entidade é a 8ª maior do Brasil. Considerando o investimentos per capita, é a 3ª maior do país entre os dez maiores fundos de pensão.

Atualmente a Forluz paga mais de R$ 55 milhões de bene­fícios, todo ano, a mais de 13 mil aposentados e pensionistas. Para executar trabalho tão gigantesco e com o mínimo de erro possível, a nossa fundação conta com uma estrutura de pouco mais de 60 em­pregados, uma das mais enxutas dentre todos os fundos de pensão.

Para comandar toda essa estrutura, a nossa entidade possui três órgãos estatutários: Conselho Deliberativo, na definição da políti­ca geral de administração; a Dire­toria Executiva na execução dessa mesma política; e o Conselho Fis­cal, fiscalizando e controlando os atos dos os outros dois órgãos (veja organograma).

Nenhuma organização se torna referência e modelo em seu setor gratuitamente. Se a Forluz é o que é hoje, devemos agradecer ao ex-presidente Afonso Viana, que iniciou a implantação de uma governança das mais eficientes, conduzida e concluída brilhante­mente pelo ex-presidente Fernan­do Pimenta e que vem sendo apri­morada pelo atual presidente José Ribeiro.

Importantes instrumentos de gestão

Nos últimos 15 anos, a Forluz adotou e desen­volveu instrumentos que proporcionam ferra­mentas mais eficientes para o trabalho de seu corpo técnico, contribuem com maior seguran­ça na gestão de nosso patrimônio e redução de custos administrativos e operacionais.

FERRAMENTA

FINALIDADE

Assessoria de Compliance (subordinada ao CD)

Área responsável para verificar se os atos praticados pelo órgãos estatutários estão de acordo com a legislação e as normas internas.

Assessoria de Risco

Membro do Comitê de Investimento, responsável também pelo Manual Proprietário de Risco

Atuário Responsável Técnico (subordinado ao CD)

Responsável pelo cálculo das obrigações (passivo) para participantes da ativa, aposentados e pensionistas.

Canal de denúncias (Canal de Ética)

Criado para receber relatos de situações contrárias ao Código de Conduta da Forluz ou à legislação, e com garantia de anonimato.

Comitê de ALM

Faz os estudos de convergências das premissas atuariais.

Comitê de Conduta e Ética

Criado para definir padrões éticos na gestão e orientar procedimentos.

Comitê de Continuidade de Negócios

Criado para prever situações emergenciais de todo tipo e um plano de ação para cada situação.

Comitê de Investimentos

O Comitê de Investimentos da Forluz tem por finalidade analisar, avaliar e aprovar qualquer ativo elegível que possa fazer parte do portfólio da Forluz. Composto por nove membros votantes, pode aprovar investimentos até 5% do total do patrimônio de cada plano.

Manual Proprietário de Risco

Elaborado para identificar, avaliar, controlar e monitorar os riscos de investimentos.

Relatórios de avaliações para subsidiar a aplicação de recursos.

São vários tipos de relatórios que identificam os riscos do investimento, orientando a tomada de decisões.

SGA – gestão passivo

Sistema de Gestão Atuarial – desenvolvido pelo atuário da Forluz. Ajuda calcular com maior precisão o Passivo dos planos.

Sistema ALM

ALM – ASSET/LIABILITY MANAGEMENT. Em português significa Gestão Ativo/Passivo. Verifica se o ativo é suficiente para cobrir o passivo.