#UnidosPelaForluz: Aposentado tem representação menor na Forluz

Em abril deste ano, ou seja, com tempo mais do que suficiente para se debater e encontrar uma solução justa, a AEA (Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias) enviou correspondência à Forluz solicitando que se alterasse o Regulamento Eleitoral de forma a permitir que a vaga a ser preenchida no Conselho Deliberativo pudesse ser preenchida por ativo ou assistido, inclusive com a possibilidade de haver chapa mista (ativo e assistido).

PARTICIPANTES E PATROCINADORAS POR PLANO

PARTICIPANTES E PATROCINADORAS

PLANO A (1)

PLANO B (1)

TAESA

ASSISTIDOS (2)

NT

ATIVOS

606

405

Patrocinadoras

Cemig, Cemig D e Cemig GT

Cemig, Cemig D e Cemig GT, Forluz, Gasmig, Sá Carvalho, Cemig Telecom, Efficientia, Rosal, INDI e Cemig Saúde.

Taesa

Fonte: Portal Forluz – Demonstrações Contábeis 2015

(1) Existem participantes que estão inscritos nos Planos A e B.

(2) Assistidos – são aposentados e pensionistas.

O conselho deliberativo é com posto por 6 membros (3 eleitos e 3 indicados pela Cemig). O Conselho Fiscal é composto por 4 membros (2 eleitos e indicados).

O Assistido, apesar de ter mais de 13.500 membros (ativos são 8.500), não tem sua representação nos conselhos na mesma proporção. Ver tabela abaixo.

Conselheiros na ativa

Conselheiros aposentados

Conselho Deliberativo

5

1

Conselho Fiscal

3

1

Noventa dias depois, em sua reunião de julho, finalmente o Conselho Deliberativo se posicionou contrário à mudança por 4 votos a 2. Os três conselheiros indicados pela Cemig e 1 conselheiro eleito pelo Coletivo de Entidades votaram contra a solicitação de maior equilíbrio entre as representações de ativos e assistidos, contrariando inclusive o Acordo Coletivo.

TRT - Sentença normativa 2012/2016

Cláusula 60ª REPRESENTANTES NO CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL DA FORLUZ

A composição e a forma de indicação dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da FORLUZ passa a ser conforme previsto na legislação (Lei Complementar nº 108/2001) e no Estatuto da Fundação. A CEMIG concorda que as eleições previstas possam ser feitas através de chapas completas, respeitada a proporcionalidade das representações de participantes e assistidos, desde que não haja impedimento legal.