Trabalhador acidentado a serviço da Cemig perde três dedos

Infelizmente, o eletricista da Engelminas vítima de acidente de trabalho gravíssimo, com choque elétrico, ocorrido no dia 29 de agosto, Rafael Antônio de Moura Moreira, perdeu três dedos, um da mão direita e dois da esquerda. Ele continua internado em um hospital de Juiz de Fora, tratando-se das queimaduras nos braços. Rafael também se prepara para mais uma cirurgia, a de enxerto no braço esquerdo.

O trabalhador sofreu choque elétrico quando realizava serviço de verificação de tensão baixa, em Mar de Espanha, a cerca de 60 quilômetros de Juiz de Fora. O Sindieletro apurou que o eletricista estava sozinho, em cima do poste. A Norma Regulamentadora 10 (NR 10), do Ministério do Trabalho e Emprego, proíbe o trabalho individual no Sistema Elétrico de Potência (SEP). Além disso, tanto empreiteira quanto o setor da Cemig responsável pelo contrato da Engelminas na região foram avisados da deficiência de treinamento dos trabalhadores, incluindo o treinamento de Rafael. Sem falar nas condições precárias de trabalho na Engelminas.

De acordo com trabalhadores da empreiteira, nenhuma providência foi tomada pela Engelminas e Cemig para garantir a segurança dos eletricitários. “Continua a mesma coisa, a gente trabalha com medo, devido aos riscos. Tomamos o máximo de cuidado, mas sabemos que nossa segurança só será garantida se a empreiteira e a Cemig decidirem por uma política que preserve a nossa vida. As condições de trabalho continuam péssimas”, desabafou um trabalhador.