Terceiro dia greve

No início da manhã, na região metropolitana de Belo Horizonte, os trabalhadores fecharam as portarias da Cemig no Anel Rodoviário e na Cidade Industrial (Quarteirão 14). Em outros locais, como Itambé, Betim, Jatobá e São Gabriel, entre outros, diretores do Sindieletro realizaram panfletagem e concentração de trabalhadores nas portarias. Depois eles se deslocaram para o Quarteirão 14. De lá vão sair em passeata pelas ruas e avenidas da Cidade Industrial.

A Cemig, como sempre, montou um forte aparato policial, no Anel e Quarteirão 14. Também contratou gente para filmar e fotografar os grevistas. Para o Sindieletro, essa atitude autoritária, dos tempos da ditadura, não intimida a categoria. A greve é um direito constitucional.

fotos

“Anastasiado”

Na Itambé um eletricitário, firme no propósito de lutar até o fim do movimento, conclamou os colegas que estão furando a greve para participar. “Companheiros, participem, venham para o nosso movimento. Não vamos ficar anestesiados, como se nada estivesse acontecendo, são os nossos direitos em jogo, entre eles, o direito sagrado do diálogo, da negociação. Aliás, tem muita gente que está é Anastasiado, aceitando uma gestão na Cemig que é extremamente neoliberal, de retirar conquistas, de mandar o chicote para cima do trabalhador”, disse, referindo ao modelo neoliberal do governo de Antônio Anastasia.

No interior

Pelo interior os eletricitários também estão dando exemplo de disposição para a luta. O movimento ganha, a cada dia, novas adesões. No Triângulo o pessoal das usinas decidiu aderir. Em Uberlândia e Uberaba os trabalhadores concentram-se nas portarias da empresa. No Vale do Aço o Sindieletro realizou pela manhã uma concentração em frente à agência da Cemig do Centro. Houve incidente com a polícia na Portaria da empreiteira Ecel no bairro Caravelas, mas a situação foi contornada. Os eletricitários da Ecel deram total apoio aos companheiros da Cemig, parando por algumas horas.

Na região Leste, mais localidades aderiram à greve, entre elas, as de Santa Efigênia de Minas, Coraci, Mantena e Peçanha. Na Mantiqueira o Sindicato realizou panfletagem em Conselheiro Lafaiete e Barbacena, entre outras localidades.