Sindieletro esclarece sobre andamento das negociações da PLR

Muitos trabalhadores e trabalhadoras têm procurado o Sindieletro em busca de esclarecimentos sobre o Acordo Coletivo Específico para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2017 e 2018. Outra dúvida frequente da categoria diz respeito ao pagamento de abono em 2018 em substituição à PLR de 2017, proposta essa aprovada pela categoria em assembleias. Abaixo, você poderá conferir um resumo das tratativas em andamento e um resumo do calendário e das ações já tomadas.

Calendário

O pagamento do benefício acontece no ano subsequente ao do período de apuração, uma vez que uma das bases para o cálculo da PLR é o lu- cro líquido, que só pode ser apurado ao fim do ano fiscal.

Veja exemplos:

Nos exemplos, temos o que seria o cenário perfeito de negociação, mas sabemos que na prática a realidade é outra. Historicamente, a Cemig empurra as negociações da PLR até o fim do ano, sempre com intransigência e propostas rebaixadas, visando introduzir mais um elemento de pressão sobre os trabalhadores, justamente durante a Campanha Salarial.

PLR 2017 – pagamento de bônus em 2018

E foi num desses cenários turbulentos provocados pela Cemig que a categoria bateu o pé e rejeitou uma proposta apresentada pela gestão da empresa para o Acordo de PLR. O ano foi dezembro de 2016, quando apenas os sindicatos de Santos Dummont, Secretárias e Administradores assinaram o ACE. O restante dos trabalhado- res e trabalhadoras, cerca de 95% da categoria, rejeitaram a proposição da gestão da empresa. A negociação acerca dessa PLR foi pautada pelo Sindicato insistentemente junto ao último ACT.

Como forma de substituir a PLR de 2017, o Sindieletro aprovou em assembleias, e propôs à Cemig, o pagamento de um prêmio corresponden- te a 4% do lucro líquido de 2017, distribuído a todos os empregados, sendo 50% (cin- quenta por cento) de forma linear e 50% de forma pro- porcional à remuneração dos empregados.

PLR 2018:

Pagamento em 2019

Justamente para a categoria não ficar apertada pelo prazo, como aconteceu em 2016 e 2017, o Sindieletro apresentou um cronograma para as negociações da PLR a receber em 2019 da seguinte forma: reuniões nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2018, com vistas à celebração do Acordo Coletivo Específico em maio/2018. O prazo, no entanto, já está  quase se esgotando e até o momento a Cemig não se posicionou sobre o início das negociações. O Sindieletro já cobrou urgência da empresa para o início das discussões.