Sindieletro cobra acordo PLR 2019 até setembro

Começaram ontem, quarta-feira, 18 de julho, as negociações da PLR 2019 (pagamento em 2020). Na primeira reunião de negociação, o Sindieletro cobrou agilidade para que o Acordo da Participação nos Lucros e Resultados seja fechado e assinado este ano. Em 2019 serão apurados os indicadores e metas. A distribuição está prevista para abril de 2020.

As negociações da PLR já começaram com atraso.

O Sindieletro havia encaminhado à Cemig cobrança para que as reuniões começassem em fevereiro deste ano.

Além de agilidade, cobramos que a proposta completa da PLR 2019 seja apresentada no início de setembro, para que possamos avaliar em tempo hábil e convocar a categoria eletricitária para as assembleias. Cobramos, ainda, definição para o percentual e forma de distribuição.

Os representantes da Cemig apresentaram o cenário macroeconômico e seus impactos para a empresa. Já o Sindieletro cobrou os resultados de indicadores e metas de 2018, inclusive para ter base concreta dos números visando o debate da PLR 2019. A empresa ficou de encaminhar os dados antes da segunda reunião, prevista para ocorrer até o início de agosto.

Abono

Mais uma vez o Sindieletro cobrou o posicionamento da Cemig sobre o nosso abono, por merecimento, por dignidade, pela recomposição da nossa remuneração global.  O gerente de RH/RT, Bruno Vianna, afirmou na mesa de negociação que apesar de saberem que esta pauta tem sido tratada pelo Sindicato em outras instâncias (com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo), a informação que ele tem é de que não será pago qualquer valor a título de abono em substituição a PLR de 2017.

Lembramos: a reivindicação e o debate sobre o abono se arrastam há mais de 90 dias, sem solução da Cemig e com a imposição por parte da empresa de mais desgastes entre os trabalhadores e trabalhadoras.

Descaso com a nossa pauta

Aliás, o abono é um dos itens da nossa pauta total, com mais de 40 demandas e encaminhada à gestão da Cemig há tempos, sem resposta concreta, sem consideração com os trabalhadores.

A empresa tem tratado as nossas pautas com descaso e um exemplo é o PCCR. Já foi informado que o plano de Cargos, Carreiras e Remuneração está em processo de implantação agora em julho, mas já tem descrédito e falta de transparência. A Cemig não revelou, ainda, os critérios para as progressões.

PLR 2018

Lembramos também: já foi fechado o Acordo da PLR 2018 (pagamento previsto em abril de 2019). Fechamos em 2017 e o Acordo já está disponível para consulta no site do Sindicato (www.sindieletromg.org.br, link Acordos Coletivos/Cemig).