Sindieletro assina manifesto em apoio à educação

O último período tem sido especialmente difícil para o povo brasileiro, sobretudo para os mais pobres e os trabalhadores em geral. Vivemos uma grave crise internacional do sistema capitalista, que insere a crise brasileira em um contexto de golpe dado por forças reacionárias e antidemocráticas. O desgoverno instalado em âmbito federal, unificado em torno de um programa ultraneoliberal, tem tomado inúmeras medidas que agravam e aprofundam a crise brasileira.

Nesse contexto de ofensiva conservadora no âmbito da economia e dos valores, é um imperativa a unidade das forças progressistas e democráticas em torno de propostas que solucionem os reais problemas do povo e fortaleça a organização popular para enfrentar a retirada de direitos.

Para fazer frente a essa conjuntura, compete aos governos que têm compromiso com as pautas democráticas e populares apostar na participação cidadã, nas organizações populares, priorizar e investir segundo os interesses das maiorias e abrir um permanente canal de diálogo com forças populares. Desde as mobilizações de ju nho de 2013, passando pelas eleições de  2014 e 2016, e durante toda  a luta contra o golpe e  o estado de exceção, se mostraram decisivos os movimentos e organizações populares. Trabalhadoras e trabalhares em educação da rede pública de Minas Gerais, em articulação com vários outros movimentos, têm tido um papel importante no enfrentamento à esta conjuntura.

Manifestamos, através desta carta, nosso apoio à categoria que luta pelo cumprimento do Acordo histórico do Piso Salarial Profissional Nacional, pelo investimento dos recursos da educação exclusivamente na área e por abertura de negociações com o Go verno do Estado e fa zemos destas questões nossas reivindicações para o Governador Fernando Pimentel.

Assinam:

Sindieletro-MG MAB

Sindipetro/MG

Levante Popular da Juventude MAM

Sindibel

Central de Movimentos Populares - CMP

Comitê Igrejas

Sindicato dos Sociólogos de Minas Ge- rais - Sinds - MG

Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais

Movimento das Trabalhadoras e Traba- lhadores por Direitos - MTD

MST assinado.

Comissão Pastoral da Terra - CPT DCE PUC Minas

Centro Nacional de Africanidade e Re- sistência Afro brasileiro - CENARAB Pastoral do Menor Regional Leste 2 Sintsprev/MG!

Quem Luta Educa

União metropolitana por Moradia Po- pular de Belo Horizonte