Sindicato: temos muito que contribuir para o sucesso da Cemig

Assim que o governador Romeu Zema apresentou o presidente da Cemig, Cledorvino Belini, em rede social, e anunciou os novos compromissos da empresa, entre eles que, “acima de tudo”, a empresa vai “dar dividendos para os acionistas", a direção do Sindieletro se posicionou.

Em vídeo (assita aqui), o coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva, cobrou uma reunião urgente com representantes do Governo (com o próprio governador, inclusive) e da direção da Cemig. Ofícios já foram encaminhados para os representantes solicitando a reunião. O Sindicato entende que tem muito que contribuir com o sucesso da empresa e, sobretudo, com o futuro dos eletricitários. Ainda: quer discutir a segurança das barragens da empresa.

Jefferson Silva também criticou o compromisso “acima de tudo” de distribuição de dividendos aos acionistas, lembrando que entre 2011 e 2014, durante a gestão privada da Andrade Gutierrez na Cemig, foi permitido o repasse de 100% dos lucros da estatal, com a conivência e omissão do governo de Estado da época. Essa permissão e omissão geraram prejuízos para a Cemig e para o Estado, visto que investimentos deixaram de ser feito por conta da distribuição de altos valores em dividendos.