Sem chances de se aposentar



Sem chances de se aposentar

Se a reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer consolidar o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos, 19 cidades do Nordeste poderão ficar "sem aposentados". A expectativa de vida nesses municípios é praticamente igual ao provável novo limite etário da aposentadoria, destaca reportagem do Valor. Ou seja: se considerado apenas esse indicador para concessão do benefício, quem vive nessas localidades só se aposentariam alguns meses antes de morrer.

"Esse é um dos argumentos utilizados pelas centrais sindicais para denunciar que a reforma desenhada pelo governo prejudica os mais pobres
Técnicos do governo e especialistas em previdência, no entanto, ponderam que a expectativa de vida ao nascer nessas localidades é baixa devido à elevada taxa de mortalidade infantil e baixa renda familiar. Para eles, o indicador mais adequado para definir se a idade de 65 anos para aposentadoria é compatível com a realidade do país é a expectativa de sobrevida da população a partir dos 40 ou 60 anos, que expurga a mortalidade infantil.

Por esse critério, os brasileiros estão vivendo, em média, mais 17,4 anos quando conseguem atingir a idade de 65 a 69 anos, segundo as tábuas de mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados de 2010. Mas essa realidade é muito diferente entre as regiões do país."

Brasil 247

item-0
item-1
item-2
item-3