Reuniões setoriais avaliam Campanha e perspectivas para 2014

Neste início de janeiro o Sindieletro está realizando uma série de reuniões setoriais para debater com os eletricitários assuntos de interesse da categoria. Alguns assuntos ganharam destaque, como as demissões impostas pela Cemig no final do ano passado, a campanha salarial de 2013 e a greve de 22 dias, que obrigou a empresa a negociar o Acordo Coletivo de Trabalho e a PLR.

Foi na setorial da Regional Mantiqueira do Sindieletro que os trabalhadores fizeram um alerta. Eles manifestaram preocupação com a onda de demissões. Segundo os trabalhadores, o ano é novo, mas as intenções da Cemig de reduzir custos e demitir companheiros para acumular mais lucros são antigas e continuarão como políticas da gestão da empresa em 2014.

Os eletricitários avaliaram que as demissões poderão causar uma série de impactos para as condições e relações de trabalho, e para os direitos da categoria. Além dos riscos de mais acidentes e doenças do trabalho, por falta de pessoal, pela terceirização indiscriminada e mais pressão por produtividade e sobrecarga de trabalho, os eletricitários também poderão sentir impactos negativos para o plano de saúde, visto que serão menos pessoas da ativa contribuindo para a assistência à saúde.

Mais união

Para os trabalhadores, 2014 deve ser um ano de mais força e determinação na luta pelos direitos da categoria, e pela dignidade. “Vamos nos mobilizar para que a direção da empresa contrate mais pessoal para repor seu quadro de trabalhadores já tão desfalcado”, disse um eletricitário de Ponte Nova.

Ele também afirmou que os trabalhadores que ainda não vieram para as mobilizações precisam refletir sobre a postura de achar que “não é comigo”. Segundo o trabalhador, nas demissões que a empresa impôs no final de 2013 vários que foram obrigados a se desligar eram eletricitários que pensavam assim. "Eles não participavam das mobilizações, entendendo que o Sindicato é radical. Mas, pelo que estamos vendo nos últimos anos, radical mesmo tem sido a direção da Cemig que, além de demitir, vem dificultando o diálogo e tentando nos tirar direitos históricos”. avaliou.

O coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho, diz que, em 2014, a entidade vai continuar defendendo as conquistas da categoria e não medirá forças nas lutas. "Todos os trabalhadores serão convocados para as mobilizações. São muitos os desafios pela frente, mas nenhuma luta será impossível, como ficou provado em 2013. Fomos à luta, em 2013 conseguimos que a direção da Cemig mudasse de postura. Nossa principal conquista foi a negociação. Neste ano, vamos buscar novas conquistas e uma delas será a mobilização para que o diálogo não seja mais um empecilho imposto pela empresa, e que negociemos de fato para avançarmos”, avalia.