Retrospectiva dos aposentados em 2017: Nós temos vez no Sindieletro!

“Ocupa Brasília”, presente!

O ato “Ocupa Brasília” foi realizado no dia 24 de maio e contou com cerca de 200 mil trabalhadores ativos e aposentados na capital do país. A manifestação foi contra as reformas Trabalhista e da Previdência, por eleições Diretas Já! e pelo “Fora Temer”.

Os eletricitários e eletricitárias aposentados(as) estiveram presentes e fizeram bonito. O cenário feio ficou por conta da PM e das Forças Armadas, convocadas pelo presidente ilegítimo.  A polícia fez uma barreira a cerca de dois quilômetros da Praça dos Três Poderes para revista, impedindo que mais gente participasse. As Forças Armadas jogaram bombas de gás de efeito moral e usaram spray de pimenta, balas de borracha e até balas de armas de fogo para reprimir os manifestantes.

O eletricitário aposentado, Remir Carvalho de Souza, de 67 anos, criticou a covardia e o despreparo do (des)governo para lidar com manifestações democráticas. Ele disse, na época, que nunca havia visto  “tanta violência contra o povo. Mas, apesar de tudo, nosso movimento foi excelente, mostramos força e que unidos podemos mais. Vamos continuar na luta em defesa dos nossos direitos”,  destacou.

No ritmo e na preparação para o Carnaval

A Secretaria de Aposentados do Sindieletro realiza, há quatro anos, o carnaval de rua da categoria eletricitária, com o Bloco Energia na Luta. A novidade em 2017 foi garantir aos eletricitários aposentados e também da ativa aulas com instrumentos de percussão numa preparação para a categoria eletricitária cair na folia no Carnaval de 2018. As aulas foram ministradas em forma de oficinas e ensaios com os músicos da bateria do Bloco Energia na Luta, na sede do Sindicato, em BH, semanalmente. No Ano passado, as oficinas de percussão começaram em agosto. Este ano vamos oferecer mais aulas. Fique atento com a nossa divulgação sobre o início das oficinas.

Gentilezas e um almoço

Em 2017 foram muitos encontros dos aposentados e aposentadas, não só no Sindieletro. Um desses encontros foi “patrocinado” pelo eletricitário aposentado da Cemig,  José Gentil. A seu convite, cerca de 50 companheiros e companheiras aposentados(as) foram para o sítio da família Gentil, em Esmeraldas, na Grande BH.

O Gentil foi toda gentileza. Os aposentados participaram de um bom bate papo, ouviram música, tiveram pescaria e apreciaram um delicioso e tradicional galope, prato típico da culinária mineira.  A maioria dos ingredientes foi colhida no sítio. Nesse encontro, a vida mostrou a sua leveza.

Em 2017, Festa Julina promoveu encontros e mesa farta

Entre as ações da Secretaria de Aposentados contamos com a realização, todo ano, da já tradicional Festa Junina (acontece em junho) ou Festa Julina (acontece em julho). Consideramos uma iniciativa importante para promover mais um encontro dos eletricitários  e das eletricitárias aposentados(as), com muita música, dança e culinária tradicionais das Minas Gerais.

Em 2017 a nossa festa foi a Julina, e ocorreu em 07 de julho. Mais uma vez, os aposentados e as aposentadas da Cemig tiveram a oportunidade de se encontrar e formar uma boa “quadrilha” para a diversão. Eles puderam colocar o papo em dia, saborear comidas típicas da roça, dançar, cantar e matar a saudade dos(as) companheiros(as) que não viam há tempos.

Este ano tem mais! Aguarde!

Caminhada cultural e ecológica em Pompeu, Sabará

O turismo cultural e ecológico com eletricitários e eletricitárias também é pauta do Sindieletro.  A Secretaria de Aposentados do Sindicato realiza todo ano passeios turísticos em cidades históricas e também em municípios conhecidos por sua natureza exuberante.

Um dos passeios turísticos em 2017 foi a visita a Pompeu, distrito de Sabará. Os aposentados e as aposentadas que participaram  fizeram uma caminhada pelo distrito apreciando a natureza e também as atrações culturais. Pompeu, um pequeno arraial distante do centro de Sabará  possui relíquias da arte barroca do Brasil da monarquia e  a famosa  capela de Santo Antônio. Além disso, os participantes puderam apreciar uma boa comida mineira.

O distrito está em um vale cercado de vegetação e várias nascentes dágua. Foi nesse cenário que houve a caminhada ecológica.

Palestras

Uma das políticas da Secretaria de Aposentados do Sindieletro é  oferecer aos eletricitários(as) aposentados(as) debates com temas de muito interesse da categoria. Forluz e Cemig Saúde são assuntos constantes. Também são incluídos na pauta discussões sobre a saúde física e mental e qualidade de vida, entre outros temas.

Em 2017 realizamos, em maio,  palestra sobre Mente saudável após a Aposentadoria e,  em outubro, sobre O Sentido da Vida, com a médica da Cemig Saúde, Adriana Gomes Carneiro, em BH.

Em agosto a Cemig Saúde anunciou a decisão arbitrária de aumentos abusivos na tabela de contribuições  dos dependentes especiais. Logo depois, o diretor do Sindieletro e ex-DRP da Cemig Saúde, Marcelo Correia, realizou palestra com os aposentados e aposentadas sobre o assunto. Marcelo sempre está presente nos debates que a Secretaria promove para os trabalhadores aposentados, abordando sobre o plano de saúde da categoria eletricitária e também Forluz. Este ano não será diferente. Tanto Cemig Saúde quanto Forluz vêm tomando decisões arbitrárias, sem consulta aos eletricitários ativos e aposentados, e por isso tornaram-se pauta permanente do Sindieletro.