Renda em alta



Renda em alta

Deu no Valor: a única parte do mundo onde “o risco de tensão social diminui” pela melhor distribuição de renda, de acordo com relatório divulgado hoje pela Organização Internacional do Trabalho, é a América Latina.
Segundo o jornal, o relatório da OIT é particularmente positivo sobre o Brasil, apresentado como exemplo de criação de emprego e aumento da renda e da proteção social dos trabalhadores.
No estudo, nosso país e o Equador de Rafael Corrêa são apresentados como os que mais conseguiram fazer crescer a parcela de trabalhadores com renda média – entre 10 e 50 dólares por dia. Entre 1999 e 2010, o crescimento deste grupo foi de 15,8% no Brasil e de 14,6% no Equador.
No mundo desenvolvido, a coisa segue complicada: as desigualdades de renda aumentaram em 14 de 26 economias avançadas, incluindo França, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos.
Mas , diz a OIT, “no Brasil, um salário mínimo nacional mais robusto e o ”Bolsa Família” – um programa de transferência condicional de renda – são duas das medidas mais capazes de explicar a redução da pobreza, o que tem alimentado a máquina econômica do país”.

item-0
item-1
item-2
item-3