Plebiscito obteve mais de 600 mil votos pela redução da conta da Cemig

Representantes de movimentos sociais de Minas Gerais, juntamente com deputado estadual Rogério Correia (PT), entregaram ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Morais, o resultado do "Plebiscito pela Redução da Conta de Luz" realizado no ano passado. Ao todo, mais de 600 mil pessoas participaram da consulta popular que reivindica a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a conta de luz dos mineiros.

O ato fez parte do 5° Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de maio em Belo Horizonte. Após a entrega do documento ao presidente da Cemig, aproximadamente mil representantes dos movimentos sociais de todo o Estado saíram em passeata da sede da Companhia, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul, até a Praça 7, no Centro da cidade.

Além da redução da conta de energia, os movimentos sociais também estão levantando a discussão sobre o "Plebiscito por uma Constituinte do Sistema Político", previsto para ser realizado em todo o país no mês de setembro. "Nosso grande foco é a redução da conta de luz, do ICMS em Minas Gerais e também a construção do plebiscito popular", disse o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, Jair Gomes.

De acordo com a assessoria da Cemig, o documento entregue pela comissão de representantes dos movimentos sociais do Estado foi recebido pelo presidente Djalma Morais e as reivindicações do plebiscito serão analisadas pela empresa. Entretanto, o órgão não informou quando terá uma resposta sobre a demanda.