Pela convocação imediata dos eletricitários que conquistaram vagas no último concurso

A Cemig divulgou no início de julho o resultado do concurso para o preenchimento de 109 vagas em vários cargos de níveis técnico e superior. O Resultado do concurso foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 13 deste mês. Porém, até o momento, os melhores classificados não foram chamados para compor o quadro de pessoal da empresa.

O Sindieletro cobra da Cemig a contratação imediata daqueles que conquistaram a vaga de emprego. O número de vagas disponibilizadas é muito pouco e está muito longe da reivindicação de anos da categoria eletricitária, que é a primarização das atividades fim com a reposição do quadro de pessoal ao mesmo nível dos anos 90. Assim, é necessário realizar concurso para a admissão de milhares de trabalhadores para o quadro operacional.

O número de vagas disponibilizadas também é inferior ao que foi garantido no ACT 2015/2016, em cláusula que a Cemig se comprometeu a realizar concurso para contratar cerca de 400 eletricitários.

Silêncio da Cemig

O Sindieletro procurou o RH/RT (Gerência que trata das demandas sindicais) e a área de concursos  do RH,  cobrando informações sobre quando os classificados para as  vagas disponíveis serão chamados e o motivo da Cemig não ter ainda convocado os novos trabalhadores aprovados no concurso de edital 03/2017. Apesar de vários telefonemas e e-mail encaminhado, até o fechamento desta edição a empresa havia respondido ao Sindicato.

A Cemig informou, em julho, apena,s que as convocações de eletricistas do edital 02/2017 estão em andamento.

Concursado critica demora na convocação

Para quem fez o concurso e aguarda ser chamado, a ansiedade é grande para trabalhar na Cemig. Um dos classificados, para o cargo de eletricista, disse que a empresa, com o seu silêncio, deixa dúvidas sobre a sua intenção.  “Precisamos do emprego e está parecendo que a empresa fez concurso só para quadro de reserva. Sei que a Cemig está tomada pela terceirização, e que isso era problemas no atendimento e muita insatisfação de consumidores. A necessidade de mais trabalhadores é urgente e já há pessoas aguardando, devidamente concursados”, destacou.

O eletricista demonstrou conhecimento sobre as condições de trabalho e a terceirização na Cemig, e tem consciência de que o Sindicato é forte e está cobrando a reposição do quadro de pessoal. “O Sindieletro está correto ao denunciar as condições precárias dbbe trabalho e terceirização que mata e mutila trabalhadores. É urgente repor o quadro próprio, a segurança será melhor, as condições de trabalho dignas. Estou pronto para trabalhar na Cemig e dar o meu melhor”, afirmou.