Lucro da Cemig aumenta enquanto gastos com pessoal são reduzidos

A Cemig conseguiu reduzir as despesas com pessoal, materiais e serviços e teve um lucro de R$ 998 milhões de janeiro a setembro deste ano, 131,6% maior em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Os resultados renderam bons frutos na retomada de credibilidade junto aos investidores e as principais agências de classificação de risco elevaram as notas da Cemig.

No caso da Fitch, por exemplo, a nota subiu seis posições, de BB-, em dezembro de 2017, para A-, em novembro. “Isso deriva da percepção que as agências têm de que a administração e todo o corpo de executivos e funcionários está alinhada com as novas práticas de mercado e que o planejamento faz sentido e a Cemig tem entregue mais do que o prometido”, destaca o diretor de finanças e relações com investidores da estatal, Maurício Fernandes.

O diretor reconhece que a empresa fez investimentos ruins, que não renderam o esperado, mas destaca que as ações para melhorar a eficiência têm apresentado bons resultados. “Entre 2006 e 2014, a empresa fez investimentos que frustraram as expectativas de retorno. Mas implementamos ações visando aumentar a eficiência operacional e a qualidade dos serviços. Agora em setembro, pela primeira vez, a Cemig foi enquadrada do Opex, índice do regulador que define as tarifas máximas que podem ser cobradas”, comemora.

Outra medida rumo à organização das contas é o plano de desinvestimento, mas ele ainda está bem longe da meta. Quando foi lançado, em meados do ano passado, ele considerava a venda de ativos no total de R$ 8 bilhões. “Desse valor, já vendemos cerca de R$ 2 bilhões e restam outros ativos para serem vendidos, avaliados em R$ 5,4 bilhões”, explica o superintendente de relações com investidores, Antônio Carlos Velez Braga.

Fonte: Jornal O Tempo